Em nome da vida

Ato de Natal lembra morte de quase 190 mil pessoal por covid-19 no país

Retrocessos impostos pelo governo de Jair Bolsonaro aos direitos dos brasileiros e ao meio ambiente também foram lembrados na atividade de Natal

Ivonei Calado
Ivonei Calado
Natal: No presépio, manifestantes lembram a vida ameaçada sob o governo Bolsonaro

São Paulo – Manifestantes se reuniram hoje (23) em ato de Natal em Brasília para lembrar o número de mortes decorrentes da covid-19 no país, que chega perto de 190 mil, e toda a necropolítica conduzida pelo governo federal. Respeitando o protocolo de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus, os ativistas encenaram o nascimento de Jesus diante do Congresso Nacional e também na rodoviária do plano piloto.

Com faixas e cartazes, chamaram atenção para a negligência e “molecagem” com que o governo e Jair Bolsonaro trata a pandemia desde o seu início, para a protelação na aquisição de vacinas para proteger a população e também para “a conivência do Poder Judiciário diante de todos os crimes cometidos pelos milicianos do Planalto”.

O ato de Natal também foi contra a perda de direitos sociais e previdenciários de quem trabalha, da soberania nacional e os incentivos governamentais à violência, ao preconceito, o racismo, feminicídio, ao ódio e às diferenças. E, também, à destruição do meio ambiente. As articulações de Bolsonaro com o centrão, para se manter no poder, também foram lembradas.

Natal e solidariedade

“O que nos move para realizar mais este ato é a solidariedade e a cumplicidade. Pensamos em uma situação que envolve o presépio, em que uma mulher do povo vai parir e não encontra ajuda. E será um tão profundo amor que fortalecerá em cada pessoa a superação, a resistência, a solidariedade e promoverá a união na defesa da vida, dos direitos, da igualdade e da paz”, disse Zé Regino, diretor de muitas das performances do grupo que reúne pessoas de idades e profissões diversas, como atores, diretores de teatro e produtores culturais.

Para os ativistas, o ato de Natal celebra o nascimento de um amor que prevalecerá sobre todo o ódio espalhado pelo fascismo, pelo individualismo, pela ambição desmedida, pelo autoritarismo e pela violência.

“E junto com esse amor-semente brota também a indignação necessária para mover as pessoas a lutarem contra cada uma das crueldades inscritas no roteiro do neoliberalismo brutal assumido pelos que deram o golpe parlamentar, jurídico e midiático na democracia brasileira, com a deposição de Dilma Rousseff, a primeira mulher eleita, por duas vezes, presidenta do Brasil”, disse Leda Gonçalves, da organização.

Neste Natal, os organizadores desejam que venham o nascimento, o crescimento e a plenitude de um Brasil que garanta a seu povo saúde e educação públicas de qualidade, a Justiça para os perseguidos e injustiçados, trabalho, emprego, renda e aposentadoria, terra para quem nela trabalha, alimento para quem tem fome e água para quem tem sede. “É com amor, força e determinação que venceremos a luta pelo Fora Bolsonaro, Mourão e Centrão!”


Leia também


Últimas notícias