"Do bem"

Extremista acusado de atentado ao Porta dos Fundos é preso na Rússia

Eduardo Fauzi foi preso pela Interpol nesta sexta-feira, em Moscou, por atentado com coquetéis molotov, e deve ser extraditado ao Brasil

Reprodução/Youtube
Reprodução/Youtube
Extremista chegou a declarar, em entrevista, que o atentado "foi um ato de amor"

São Paulo – Eduardo Fauzi Richard Cerquise, o extremista acusado de ser um dos cinco participantes do atentado a bomba de fabricação caseira à sede da produtora Porta dos Fundos, em 24 de dezembro de 2019, foi preso pela Interpol nesta sexta-feira (4), em Moscou, capital da Rússia. À época do atentado, ele era filiado ao Partido Social Liberal (PSL), o mesmo que elegeu o presidente Jair Bolsonaro. O grupo fugiu do local após arremessar coquetéis molotov na fachada da produtora, em Humaitá, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Fauzi tem mais de 15 registros criminais, dos quais 12 como autor, incluindo acusações de lesão corporal, ameaça, coação no curso do processo, agressão inscrita na Lei Maria da Penha, desacato e exercício ilegal da profissão. Ele conseguiu escapar de operação policial na Barra da Tijuca e endereços na zona norte e no centro do Rio.

Fauzi  deverá ser extraditado para o Brasil. Seus advogados negaram que ele tenha sido preso, e afirmaram que ele foi objeto de “uma apreensão realizada pelas autoridades russas, visando a averiguação da situação dele”, segundo reportagem do Uol.

O extremista foi identificado pela polícia após análises de mais de 50 câmeras de segurança. Fauzi fugiu do país em 29 de dezembro e, a partir dessa data, autoridades brasileiras emitiram pedido de captura. Para isso, foi requisitada a colaboração da Interpol no Rio. Seu nome foi então incluído na lista de foragidos do país.

“Do bem”, só que não

“Não fiz nada de errado e não tenho que ter medo de nada. Pelo contrário, tenho fé e orgulho do homem que sou e das coisas que fiz”, declarou em fevereiro, já na Rússia, ao jornal Extra. “Se a Interpol vier, vão me achar confiante e seguro, e vão me levar com um sorriso nos lábios”, acrescentou. Em outra entrevista, à TV Record, chegou a declarar que o atentado “foi um ato de amor”.

“O criminoso por trás dos ataques na sede do Porta dos Fundos foi preso, finalmente, na Rússia”, comemorou o youtuber Felipe Neto, em uma sequência de posts em sua página no Twitter. “Só pra lembrar: a @CNNBrasil deu voz a este homem em uma matéria, como um representante do ‘contraponto’ a respeito do movimento Anti-Fascismo no Brasil”, escreveu.

https://twitter.com/felipeneto/status/1301965703734595587?s=20


Leia também


Últimas notícias