Estrutural

Direito da USP: caso da juíza tem viés racista, mas ‘nada indica que será o último’

Diretor da faculdade e presidenta do Centro Acadêmico afirmam que há outras decisões com esse teor, embora com retórica aparentemente neutra

Reprodução
Reprodução
Segundo entidades, existe 'um viés condenatório agravado em função da origem racial do réu, o que se reflete no perfil da população carcerária'

São Paulo – O caso da juíza paranaense que incluiu uma observação de cunho racista em uma condenação demonstra que é preciso combater o preconceito em todas as áreas, “em especial no Judiciário – instituição em que a absoluta maioria dos magistrados são brancos”. Nota conjunta da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e do Centro Acadêmico XI de Agosto afirma que há muitas decisões judiciais com viés racista, embora com retórica aparentemente neutra.

“São frequentes as indicações pelas entidades de defesa dos direitos humanos e Defensorias Públicas de haver um viés condenatório agravado em função da origem racial do réu, o que se reflete no perfil da população carcerária”, afirmam. A nota é assinada pela presidenta do Centro Acadêmico, Letícia Siqueira das Chagas, e pelo diretor da Faculdade de Direito, Floriano de Azevedo Marques Neto.

Para eles, o episódio mostra “a urgência de medidas institucionais de combate ao racismo estrutural” no Judiciário. “Isso só será alcançado combinando a devida repreensão a tais condutas, explícitas ou veladas, e o esforço por aumentar significativamente a diversidade racial da magistratura brasileira”, acrescentam.

Segundo o Perfil Sociodemográfico dos Magistrados Brasileiros, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), referente a 2018, de um total de mais de 11 mil juízes que participaram da pesquisa 80,3% se declararam brancos e 18,1% negros (16,5% pardos e 1,6% pretos), além de 1,6% de origem asiática (amarelos). Entre os que entraram na magistratura até 1990, 84% se declararam brancos. Para quem entrou a partir de 2011, eram 76%.

Leia a nota na íntegra:

NOTA SOBRE DECISÃO JUDICIAL FUNDAMENTADA COM BASE EM CRITÉRIOS RACIAIS PELA 1ª VARA CRIMINAL DE CURITIBA

Nesta quarta-feira (12/08), diversos veículos de mídia divulgaram a notícia de uma juíza da 1ª Vara Criminal de Curitiba que utilizou em sentença o argumento de que, em “razão de sua raça”, o réu se tornaria automática e presumidamente parte de um grupo criminoso, condenando-o a 14 anos de prisão.

O caso evidencia a importância do combate à discriminação e ao preconceito racial em todas as instituições, em especial no Judiciário – instituição em que a absoluta maioria dos magistrados são brancos. São frequentes as indicações pelas entidades de defesa dos direitos humanos e Defensorias Públicas de haver um viés condenatório agravado em função da origem racial do réu, o que se reflete no perfil da população carcerária. 

Nesse contexto, embora o caso da juíza paranaense chame a atenção pelo viés racista desabrido e evidente, merecedor das medidas correcionais previstas na legislação, não se trata de um caso único e nada indica que será o último.

No Brasil, diversos autores vêm denunciando o viés racista de decisões judiciais, encobertas por uma hermenêutica e uma retórica aparentemente neutras – como apontam os estudos do jurista Adilson Moreira – só possível de prosperar em um ambiente homogêneo e discriminatório. É urgente que essa realidade não seja tratada como normal, muito menos seja justificada como desvio pontual. 

O exemplo da juíza Inês Zarpelon demonstra a urgência de medidas institucionais de combate ao racismo estrutural no judiciário brasileiro. Isso só será alcançado combinando a devida repreensão a tais condutas, explícitas ou veladas, e o esforço por aumentar significativamente a diversidade racial da magistratura brasileira. 

Letícia Siqueira das Chagas
Presidente do Centro Acadêmico XI de Agosto

Floriano de Azevedo Marques Neto
Diretor da Faculdade de Direito da USP