Lockdown

No Rio, cidades de Niterói e São Gonçalo iniciam a semana em isolamento radical

Bloqueio geral será feito até sexta-feira (15) e prevê multa para quem furar a quarentena

Prefeitura de Niterói
Prefeitura de Niterói
Estado do Rio de Janeiro já registra mais de 17 mil casos oficiais de covid-19, com 1.714 mortes confirmadas

São Paulo – As cidades de Niterói e São Gonçalo, ambas no Rio de Janeiro, iniciaram o lockdown a partir desta segunda-feira (11), como conter o avanço do novo coronavírus na região. A radicalização do isolamento social em ambos os municípios, neste primeiro momento, será mantida feita até a próxima sexta (15).

A prefeitura de Niterói também estabeleceu multa de R$ 180 para quem estiver circulando pelas ruas da cidade e não comprovar ligação com alguma das atividades consideradas essenciais. Apesar da obrigação das pessoas ficarem em casa, muitos carros saíram às ruas na manhã de hoje, provocando congestionamento na Alameda São Boaventura, no sentido Ponte Rio-Niterói. Para quem chegava de São Gonçalo pela BR-101, encontrou seis quilômetros de trânsito.

O lockdown prevê a abertura normal de serviços essenciais, como supermercados e mercados, padarias, postos de combustíveis, farmácias e petshops. Entretanto, a prefeitura recomenda que seja dada preferência aos serviços de delivery, para que seja reduzida a circulação de pessoas.

No Rio

O prefeito da capital fluminense, Marcelo Crivella, deve anunciar os bloqueios parciais em ruas dos bairros de Santa Cruz, Madureira, Freguesia, Taquara, Tijuca, Grajaú, Pavuna e Cascadura. Na semana passada, ele já havia determinado o fechamento dos calçadões de Campo Grande e Bangu. O novo coronavírus já atingiu 86 das 92 cidades do estado, desde o início da pandemia. O número representa 93,5% do total de municípios.

O estado do Rio já registra mais de 17 mil casos oficiais de covid-19, com 1.714 mortes confirmadas. Segundo a Secretaria de Saúde, há ainda 858 óbitos em investigação.

Na semana passada, a Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz) enviou relatório ao Ministério Público do Rio (MP-RJ) defendendo a adoção urgente do bloqueio geral no estado e medidas mais rígidas de isolamento social.

Lockdown

O lockdown já foi adotado em 18 cidades do país. No Pará, Belém e mais nove cidades estão com bloqueio total. O estado do Maranhão paralisou a capital, São Luís, e mais três cidades da região metropolitana.

Já no Ceará, Fortaleza adotou a medida mais rígida. No estado do Amazonas, a medida atingiu a cidade de Tefé. Os municípios Guia Lopes da Laguna (MS) e Barbacena (MG) também estão com bloqueio total.


Leia também


Últimas notícias