Dieese

Vulneráveis ao coronavírus, idosos são principais responsáveis pela renda em 24,9% dos domicílios

Com o fim da política de valorização do salário mínimo e a “reforma” da Previdência, rendimentos dessas famílias se torna ainda mais vulnerável

GovParaíba
GovParaíba
Patricia lembra do perigo dos idosos que se expõe ao vírus, todos os dias, e trazer sustento para dentro de casa. 'Tempo de vida virou castigo'

São Paulo – As pessoas com mais de 60 anos são parte do grupo mais vulnerável à pandemia do novo coronavírus. Entretanto, a cada quatro lares do Brasil, em um deles o idoso é o principal responsável pela renda, segundo pesquisa do Dieese. De acordo com o levantamento, 24,9% dos domicílios no Brasil têm pessoas de 60 anos ou mais, que contribuem com mais de 50% da renda domiciliar, com aposentadorias, pensões, rendimento do trabalho ou de outro tipo.

Segundo Patricia Pelatieri, coordenadora de pesquisas do Dieese, a situação é preocupante por diversos motivos. Com o fim da política de valorização do salário mínimo e a “reforma” da Previdência, a renda dessas famílias fica ainda mais vulnerável.

Além disso, Patricia lembra do perigo dos idosos que se expõem ao vírus, todos os dias, ao trazer sustento para dentro de casa. “Ter mais tempo de vida é uma conquista no Brasil, mas com todos os ataques aos direitos dos trabalhadores, passou a ser um castigo. Não adianta viver muito, se não há condições para sobreviver”, lamentou, em participação no Jornal Brasil Atual.

Segundo o IBGE, o país tem 7,7 milhões de trabalhadores ocupados com mais de 60 anos. Mais da metade atua no setor de serviços e depende da renda emergencial de R$ 600.


Leia também


Últimas notícias