Financiamento coletivo

Mulheres lançam campanha de arrecadação para manifestações do 8 de Março

Em São Paulo, as mulheres se concentram na Avenida Paulista, a partir das 14h, no centro da cidade

marcha mundial das mulheres
marcha mundial das mulheres
É esperado que milhares de mulheres, de todas as idades e origens, participem desses atos em busca de um futuro mais igualitário e justo

São Paulo – Os movimentos feministas e populares se organizam para mais uma manifestação do Dia Internacional da Mulher, no próximo domingo (8). Em São Paulo, as mulheres se concentram na Avenida Paulista, a partir das 14h.

A organização lançou campanha de financiamento virtual. A meta é juntar R$ 7 mil para pagar as despesas do ato. Até o começo da tarde desta quinta-feira (5), pouco mais da metade da metade dessa quantia havia sido alcançada.

Todos os anos, homens e mulheres saem às ruas contra o feminicidio, por mais direitos e para denunciar o machismo. Neste ano, os movimentos adotaram o tema “Por nossas vidas, democracia e direitos! Justiça para Marielle, Claudias e Dandaras!”

O mote é pretende ser uma resposta à conduta misógina do presidente Jair Bolsonaro e seguidores, que recentemente voltaram à tona em escala agressiva. Em 2020, os protestos do “8M” ganham também caráter de repúdio aos protestos convocados por Bolsonaro para o dia 15. Centrais sindicais, movimentos sociais e feministas incluíram a defesa do Estado democrático de direito entre as principais bandeiras das manifestações populares previstas para todo o mês de março.

Entre elas, são esperadas também mobilizações para o dia 14, data em que completam dois anos do assassinato da vereadora Marielle Franco (Psol-RJ) e do motorista Anderson. Outra data na qual os movimentos populares investem pra realizar uma grande jornada de protestos é o dia 18, em defesa da educação, dos serviços públicos e da democracia.

Mulheres pelo Brasil

O movimento das mulheres está articulado em 23 estados e no Distrito Federal. Dezenas de cidades, além das capitais, possuem atos marcados para o domingo. Um dos motes é o repúdio ao insulto de conotação sexual que Bolsonaro fez contra a repórter da Folha de S. Paulo Patrícia Campos Mello, após ela revelar a contratação de empresas, entre elas a Yacows, para disparar ilegalmente mensagens em massa pelo WhatsApp para benefícios políticos.

No Rio de Janeiro, por exemplo, elas se reúnem às 17h, na Candelária, centro da capital fluminense. Com o tema “Só da luta brota a liberdade”, as mulheres de Belo Horizonte se concentram, a partir das 9h, na ocupação Pátria Livre, saindo em direção à Praça Sete, região central, onde se juntarão com outras mulheres, e será encerrado na Praça da Estação.

Em Recife, ato das mulheres ocorre na tarde da segunda-feira (9), no Parque Treze de Maio. Ainda na região Nordeste, mas no dia 8, as feministas de Salvador se concentram no Cristo da Barra, às 9h. No Ceará, a manifestação está marcada para as 13h, no Centro Dragão do Mar.

Confira a agenda do 8 de Março pelo Brasil