Divulgação e consciência

Aplicativo conecta o trabalho dos catadores à população e facilita processo de reciclagem

Cerca de 4.700 trabalhadores estão inscritos no "Cataki", que mapeia mais de 500 cidades. Reportagem do Brasil de Fato mostra que a renda dos trabalhadores tem aumentado com plataforma

Lu Sudré/ Brasil de Fato
Lu Sudré/ Brasil de Fato
Pela plataforma, população geradora de resíduos acessa o perfil dos catadores da região e ao tipo de material recolhido por cada um deles

São Paulo – Catadores de materiais recicláveis e a população geradora de resíduos estão agora mais conectados. Essa aproximação tem sido facilitada pelo aplicativo Cataki, criado pelo coletivo Pimp My Carroça, que reforça e customiza veículos de catadores. A ferramenta vem potencializando o trabalho desses profissionais e facilitando o processo de reciclagem. Disponíveis para os sistemas Android e IOS, o aplicativo já conta com cerca de 4.700 catadores inscritos, espalhados em mais de 500 cidades brasileiras.

Em reportagem do Brasil de Fato veiculada pela Rádio Brasil Atual, o catador Rodrigues Lucena de Souza destaca, à repórter Lu Sudré, seu sucesso com o aplicativo. Com sua carroça grafitada, Souza circula pela cidade de São Paulo e diz que a ferramenta “melhorou em 100%” o trabalho desses profissionais. “Os clientes passaram a ter mais noção do trabalho com material de resíduos na cidade. Através do aplicativo, fica mais fácil do cliente chamar o catador”, explica.

Após instalado no celular,  o usuário e o trabalhador podem fazer contato direto por meio da disponibilização do telefone. A plataforma ainda apresenta um perfil com foto e dados do catador. Para mapear os catadores e as pessoas que desejam descartar materiais, o aplicativo utiliza a localização do celular. Pela plataforma, o usuário também tem acesso ao tipo de material recolhido como papel, alumínio, metal, baterias, produtos eletrônicos, móveis, entulhos entre outros. O valor do serviço é combinado entre as partes.

Ouça a reportagem na íntegra