Para a coleção

Apresentador do ‘Brasil Viola Atual’, Guaracy Jr. é indicado ao prêmio Inezita Barroso

Escolhido por deputados estaduais de São Paulo e pela sociedade civil, radialista é reconhecido por contribuir para valorização da música caipira de raiz

TVT/Reprodução
TVT/Reprodução
Premiação dos ganhadores está prevista para o dia 6 de março. Prêmio reconhece contribuição para a música dita caipira de raiz e às artes genuinamente populares

São Paulo – O radialista Guaracy Junior, apresentador do programa Brasil Viola Atual, da Rádio Brasil Atual, é um dos indicados à quarta edição do prêmio Inezita Barroso, homenagem prestada desde 2016 pela Assembleia Legislativa de São Paulo às personalidades físicas e jurídicas que se destacam na sociedade em razão de sua contribuição para a música caipira de raiz, entre outras formas de arte reconhecidas como genuinamente popular.

Tradicionalmente, a premiação é resultado das indicações de parlamentares e da sociedade civil, com no máximo 10 personalidades. No entanto, neste ano, de acordo com a ata da reunião para deliberação conclusiva, no último dia 3, mais de 10 nomes foram pré-indicados ao prêmio. O apresentador da Rádio Brasil Atual ficou entre os escolhidos. Há seis anos à frente do Brasil Viola Atual, Guaracy Junior leva ao público logo cedo, das 5h às 7h, “a música sertaneja e caipira que as outras rádios não tocam”, como gosta de descrever sobre seu programa, que conduz com “carinho e responsabilidade”.

Presidida pela deputada estadual Maria Izabel de Azevedo Noronha, a Bebel (PT-SP), a Comissão de Educação e Cultura conseguiu, no entanto, que nesta edição mais duas personalidades pudessem ser indicadas, totalizando 12. E a partir do próximo ano a ideia é que o número de indicações seja ampliado para 22. “Sendo 50% das indicações feitas pelos parlamentares e 50% pela a sociedade civil”, observa Bebel.

A cerimônia de entrega do prêmio, que leva o nome da cantora e apresentadora Inezita Barroso, que dedicou sua trajetória às manifestações culturais brasileiras, está prevista para ocorrer em 6 de março. Essa já é a segunda indicação de Guaracy, que em junho passado recebeu o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) na categoria de melhor apresentador musical, também em reconhecimento ao estilo sertanejo que sempre esteve presente em sua vida e marca seu trabalho desde a atividade como produtor rural até o início da carreira no rádio.

A Rádio Brasil Atual  vem colecionando diversos títulos. O idealizador e apresentador do programa Hora do Rango, Colibri Vitta, foi premiado em 2017 como melhor produtor musical. No mesmo ano, a apresentadora da edição da manhã do Jornal Brasil Atual, Marilu Cabañas, foi vencedora do Troféu Mulher Imprensa – que, em 2018, a indicou pela segunda vez.

Leia também

Últimas notícias