memória e luta

Aos 50 anos de sua morte, Marighella é lembrado como símbolo de resistência

Celebrar a memória do ex-deputado federal e líder da ALN, figura "singular e multifacetada", é um serviço para a sociedade, diz a neta Maria

Reprodução
Reprodução
Carlos Marighella foi assassinado a tiros por agentes da repressão em uma emboscada, na noite de 4 de novembro de 1969. 

São Paulo – A morte do deputado federal, guerrilheiro comunista e fundador da Ação Libertadora Nacional (ALN) Carlos Marighella completa 50 anos nesta segunda-feira (4). A data foi lembrada ontem na edição do Almoço da Resistência do Armazém do Campo, em São Paulo, que homenageou também Marielle Franco. Na manhã desta segunda, simpatizantes e familiares do ex-dirigente – como a viúva Clara Charf e o filho Carlinhos – realizaram o já tradicional ato político na Alameda Casa Branca, local onde Marighella foi morto. Também hoje, às 18h30, será realizada sessão solene em memória do líder revolucionário na Câmara Municipal de São Paulo.

Uma figura “singular e multifacetada”. Assim é definido Marighella, um dos  símbolos da resistência à ditadura civil-militar (1964-1985) e da defesa da soberania nacional, em entrevista com a atriz Maria Marighella e o advogado Aton Fon Filho, ex-militante da ALN, em entrevista à Rádio Brasil Atual.

Maria, neta do guerrilheiro, lembra de como o avô se adaptava às lutas de cada período do Brasil, desde o governo Vargas até a ditadura dos militares. “É uma figura singular, multifacetada. Ele apresentava diversas maneiras de reagir a cada tempo. Sua luta era sempre a mesma, mas ele entendia cada tempo diferente e articulava a resistência nesses períodos”, conta.

Aton Fon resgata também o lado mais humano de Carlos Marighella, que segundo o advogado enxergava a importância em cada militante, dos iniciantes aos que tinham práticas políticas acumuladas. E cita a brasilidade do líder comunista, que sempre colocou em primeiro lugar a soberania nacional o interesse do povo brasileiro.

“O programa da ALN era a garantia da soberania nacional, cortar os laços com o imperialismo norte-americano, favorecer o desenvolvimento da cultura e educação. Muita gente dizia que era um plano comunista, pode-se dizer que sim, mas aquele programa garantia os direitos que todos os trabalhadores merecem ter”, explicou Fon.

Durante a ditadura, Marighella foi expulso do Partido Comunista do Brasil (o então PCB, pelo qual havia sido eleito deputado em 1945) e fundou a ALN, que seria uma das maiores  organizações de resistência armada ao regime. O grupo foi responsável por ações como o sequestro do embaixador americano Charles Elbrick, no Rio de Janeiro, e a tomada da antena da Rádio Nacional, em São Paulo.

Memória

Aton classifica o 4 de novembro como uma “derrota do povo brasileiro”, mas também vê a data como um símbolo de combate, sobretudo diante de um cenário de retrocesso autoritário em que figuras da ditadura são celebradas por integrantes doa atual governo.

Os dois entrevistados criticaram a declaração do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-RJ), filho do presidente Jair Bolsonaro, sobre uma pretensa reedição do Ato Institucional 5, “se a esquerda radicalizar”, em suas palavras. Para a neta de Marighella, a falta de de memória, punição e justiça aos crimes do regime no decorrer da redemocratização naturalizaram esses discursos.

“Desde a votação de Bolsonaro, no impeachment de Dilma, na Câmara (quando saudou o torturador Carlos Alberto Brilhante Ustra), ficou demonstrado que não vivemos um problema de 2019, é um problema que é arrastado pelas instituições que não enfrentam isso. A apologia à tortura é um crime, mas que não é combatido pela falta de memória, punição e justiça. O golpe no Brasil foi civil-militar, empresas e meios de comunicação participaram. Falarmos de Marighella é um serviço para a sociedade”, afirmou Maria.

O filme Marighella, dirigido por Wagner Moura, ainda não tem data de estreia no Brasil. Antes previsto para entrar em cartaz no dia 20, o longa enfrenta problemas com a burocracia exigida pela Agência Nacional do Cinema (Ancine). Apesar disso, a atriz afirma que o filme é elogiado em todos os países onde foi exibido. “O filme vai bem, está circulando pelo mundo, em diversos festivais. Ele aguarda autorização da Ancine para estrear no Brasil mas tem chances de que isso se realize.”

Ouça entrevista completa

Leia também

Últimas notícias