Democracia em Colapso

Assista a partir das 16h a conferência de Angela Davis no Sesc Pinheiros, no seminário ‘Democracia em Colapso?”

RBA compartilha transmissão gerada pelo Sesc. Conferência da ativista norte-americana encerra evento que teve mais de 40 debatedores

Divulgação
Divulgação
Angela Davis, referência na luta global pelos direitos civis

São Paulo – Aos 75 anos, a professora e filósofa norte-americana Angela Davis é uma das referências em dedicação às causas dos direitos civis em seu país e no mundo. E será ela conferencista do seminário internacional Democracia em Colapso?, na tarde deste sábado (19), às 16h. O evento é realizado pelo Sesc – em sua unidade de Pinheiros – e pela Editora Boitempo. Além de Angela Davis, a programação do seminário trouxe mais de 40 nomes de destaque no pensamento humanitário.

A conjuntura política e o desarranjo social global são prato cheio para o encontro. No Brasil e em diversos outros países do mundo, a democracia parecia um caminho seguro e pacificado, apesar de todas as crises. Processos eleitorais recentes no entanto, viram recrudescer ambientes nos quais a polarização política se tornou regra e muito do que havia sido construído parece correr o risco de ceder. Palavras como censura, fascismo, racismo, machismo, homofobia ganharam mais força em um cotidiano tenso.

É sob esse contexto que o seminário internacional abriu amplo debate sobre as origens e as várias perspectivas históricas, políticas e sociais nas quais está mergulhado o conceito de democracia. E, ainda, como essa democracia se relaciona com o mundo real no que se refere a classe social, gênero, raça, religião e sexualidade dos cidadãos.

No Ibirapuera e no Rio

O Auditório Ibirapuera abrirá suas portas para a área externa do parque, às 19h da outra segunda-feira (21), para nova conferência de Angela Davis. A capacidade é de 15 mil pessoas. Os comentários serão da pesquisadora Raquel Barreto (prefaciadora da edição brasileira da autobiografia de Davis) e mediação de Christiane Gomes (Fundação Rosa Luxemburgo).

A filósofa encerra sua passagem pelo país na quarta-feira (23), no Rio de Janeiro. A organização informou, nesta segunda-feira (14), que a programação mudou. Está mantida a conferência aberta A liberdade é uma luta constante, às 19 horas, mas será no Cine Odeon, na abertura do Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul: Brasil, África e outras Diásporas. Esse é o maior evento audiovisual destinado para obras e realizadores negros da América Latina. Lá, Angela Davis fará ainda o lançamento de seu livro Uma Autobiografia e receberá a Medalha Tiradentes, concedida pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, por iniciativa da deputada estadual Renata Souza (Psol).

No Rio, a parceria da Boitempo é com o Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul e o Armazém da Utopia. Haverá telão para a Cinelândia e streaming.

Leia também

Últimas notícias