fotógrafos pela democracia

Ocupação 9 de Julho recebe varal fotográfico em apoio ao sem-teto

Imagens estarão à venda e dinheiro arrecadado será usado para pagar custas processuais das lideranças sem-teto que foram presas arbitrariamente

Maneco Magnesio
Maneco Magnesio
Fotos mostram a importância da luta pela moradia e foram doadas pelos autores em apoio ao MSTC

São Paulo – Indignados com a situação das quatro lideranças sem-teto presas em julho deste ano, o grupo Fotógrafos pela Democracia – o mesmo que idealizou e organizou o “Leilão Lula Livre” – vai realizar uma venda de fotografias, neste  domingo (25), na Ocupação 9 de Julho do Movimento Sem-Teto do Centro (MSTC). Aproveitando o tradicional almoço coletivo mensal realizado no local, os profissionais vão montar um varal fotográfico, onde estarão disponíveis para compra mais de duzentas imagens da luta pela moradia, em formato 20 cm por 30 cm, enviadas por setenta fotógrafos de todo o Brasil, após uma convocatória nas redes sociais.

Os fotógrafos que organizam o varal fotográfico consideram que as prisões de Sidney Ferreira da Silva, Jacine Ferreira da Silva (a Preta Ferreira), Edinalva Silva Ferreira e Angélica dos Santos Lima foram arbitrárias. Eles foram acusados de extorsão por supostos ex-integrantes das ocupações. A mesma acusação foi apresentada contra a coordenadora do MSTC Carmen Ferreira da Silva, em outro processo, mas ela foi absolvida por falta de provas – em primeira e segunda instância. Parte das atuais testemunhas da acusação são as mesmas do processo contra Carmen.

Além dos quatro presos, foram denunciadas outras 15 pessoas, incluindo a própria Carmen. A defesa dos trabalhadores sem-teto argumenta que o inquérito policial e a denúncia, em vez de apurar as irregularidades no edifício Wilton Paes de Almeida – que desmoronou no ano passado e não era coordenado pelo MSTC –, promoveu ataques contra todos os movimentos de moradia que atuam no centro da cidade de São Paulo.

As imagens foram doadas por seus autores e serão vendidas pelo preço simbólico de R$ 30 cada uma. Todo o valor arrecadado com o varal fotográfico será doado para o MSTC, para ajudar a pagar as custas dos processos contra lideranças. E também parte do pagamento da dívida de impostos atrasados da Ocupação Cambridge, que já ultrapassa os duzentos mil reais. A Ocupação 9 de Julho fica na Rua Álvaro de Carvalho, 427, centro de São Paulo. O evento começa a partir das 11 horas.

Confira algumas fotos:

Leia também

Últimas notícias