Aperitivo

Festival neste domingo tem música, arte e ‘comida de verdade’. E defende Feira do MST

Em apoio à Feira Nacional da Reforma Agrária em São Paulo e ao Movimento Sem-Teto do Centro, ativistas promovem evento com shows e banquetaço na Ocupação Nove de Julho, na região central

Cozinha Ocup. Nove de Julho/Reprodução
Cozinha Ocup. Nove de Julho/Reprodução
“É o primeiro encontro entre os povos de luta do campo e da cidade, e a gente está muito feliz de receber o banquetaço", destaca responsável pela Ocupação Nove de Julho. Evento ocorre das 12h às 20h

São Paulo – Sem-teto, sem-terra, chefes de cozinha e dezenas de artistas se reúnem neste domingo (4), na Ocupação Nove de Julho, no centro de São Paulo. O Festival Comida de Verdade presta apoio à Feira Nacional da Reforma Agrária em São Paulo e ao Movimento Sem-Teto do Centro (MSTC) diante dos retrocessos impostos às lutas sociais.

Os organizadores enfatizam a defesa à vida e à alimentação saudável com um “banquetaço”, das 12h às 14h. Haverá distribuição de comida gratuita ao público. Os alimentos vêm de assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST). Os pratos e bebidas serão preparados pelos moradores da Ocupação e chefs de cozinha como Marie-France, do restaurante La Casserole, Leila D. e Gabriel Zei, da Vila Itororó, e Bel Coelho, que serão vendidos a preços simbólicos.

O festival conta ainda com uma programação cultural com apresentações de artistas como o roqueiro João Gordo, que mostrará sua queda pelo samba, Gabriela Silveira, Samuca e a Selva, Mana, Iara Rennó e Curumin, entre outros.

“É o primeiro encontro entre os povos de luta do campo e da cidade, e a gente está muito feliz de receber o banquetaço, ao mesmo tempo muito triste com esse momento histórico, com essa quantidade de veneno e agrotóxicos que o presidente (Jair Bolsonaro) colabora autorizando todos os dias”, disse o responsável pela Ocupação Nove de Julho, do MSTC, Andrei Massa à Rádio Brasil Atual.

Massa, a secretária-executiva da Feira Nacional da Reforma Agrária, Carla Bueno, e Guga Vidigal, integrante da Rede Sustenta, coletivo que promove a agroecologia e a alimentação saudável, visitaram o estúdio para falara sobre o atual momento político marcado por impedimentos para a realização da feira por parte do governo de João Doria e a prisão da ativista na luta por moradia Preta Ferreira, há pouco mais de um mês.

Desde 2015 o evento do MST é realizado no Parque da Água Branca, zona oeste de São Paulo, mas neste ano o governador João Doria barrou o local e o movimento ainda negocia com o prefeito Bruno Covas a liberação de outro espaço. “Por que o movimento social não pode fazer a feira no mesmo local que já foram realizadas três edições?”, questiona Vidigal. “A gente tem que defender democracia, movimento social tem que ter liberdade, a gente tem que libertar a Preta Ferreira e lutar para que a democracia continue vibrante”, ressalta.

O festival contesta a perseguição e criminalização dos movimentos sociais, aproximando o público da Ocupação Nove Julho e apresentando uma alternativa alimentar viável para o país, como destaca Carla. “O Brasil precisa se colocar de uma maneira que possa de fato virar uma referência na produção de alimentos internacionalmente, e o MST tem outra proposta de alimentar , que é produzir alimentos saudáveis e sem agrotóxicos”, explica.

Festival Comida de Verdade ocorre das 12h às 20h, na Ocupação 9 de julho, localizada na Rua Álvaro de Carvalho, 427. A entrada é franca.

Confira a reportagem: