Marcha das Margaridas

Contemporânea de Margarida Maria Alves, repentista canta feitos de Lula

"Dele mancharam seu nome/ não foi devido ao tríplex feito com renome/ mas por tirar o Brasil do mapa triste da fome", canta repentista e agricultora paraibana Maria da Soledade

Claudia Motta/RBA
Claudia Motta/RBA
Ex-líder sindical dos trabalhadores rurais assim como Margarida,Soledade dedicou muito de sua poesia à companheira de luta. E homenageou Lula

São Paulo – Poeta, escritora, violeira e cantadora de diversos poemas e cordéis enfocando a temática social. Militante do movimento de mulheres e ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande, na Paraíba – o mesmo que havia sido presidido por Margarida Maria Alves até esta ser assassinada diante de filho e marido em 12 de agosto de 1983. Autora de Dois Corações que se Amam, Milagre de Santo Antonio e Perigos na Adolescência, voltado aos pais e adolescentes, a agricultora e também repentista Maria da Soledade Leite escreveu também A Morte de Margarida.

O cordel especial, escrito logo que Soledade retornou a Alagoa Grande, com a morte de Margarida, homenageia a amiga e contemporânea de lutas, que continua viva na memória mesmo já tendo passado 36 anos de impunidade.

Margaridas a Lula: Jamais conseguirão deter a chegada da primavera

Com 77 anos, ela já participou de três edições da Marcha das Margaridas. Em todas elas, tocando viola na programação cultural. Já gravou quatro CDs de repente e violas, dois deles intitulados Mulheres no Repente. Venceu diversos encontros de viola, sendo premiada com o troféu Margarida Maria Alves.

Soledade conheceu Margarida em 1975. “Era um tempo em que se colocava criança de 8, 9 , 10 anos para trabalhar na cana, com um facão sem tamanho. Quando o sindicato se opunha, diziam que estava sendo tirado o pão da boca deles. E se hoje dizem que a Previdência está quebrada, é por causa deles, e não pelo salário de fome”, disse à jornalista Claudia Motta, da RBA, que acompanha a Marcha da Margaridas em Brasília.

“Não foi fácil assumir o sindicato. Havia muito medo. Depois da morte dela (Margarida), o Zé Horácio e a (Maria) Da Penha foram muito perseguidos pelos usineiros. Fui avisada por um deles para que não passasse em suas terras, porque ele não gostava de sindicato e nem do Partido dos Trabalhadores”, lembrou.

Questionada sobre que mensagem deixaria aos jovens brasileiros, que viveram na democracia desde que nasceram, não titubeou: pediu juízo.

“Repare três vezes em quem está votando. Tem muito político traíra que aparece de quatro em quatro anos para enganar o eleitor. Na Paraíba tem um monte de traíras que votaram contra os trabalhadores na reforma trabalhista, da Previdência. O que vai mudar sua vida são as pessoas comprometidas. O que precisamos é terra para poder trabalhar, moradia, assistência à saúde, SUS de qualidade, educação de qualidade. Não podemos voltar para o tempo de Margarida, quando tínhamos crianças trabalhando. Depois de Lula, tivemos nossas mesas fartas, escola, transporte pra nossos filhos irem as escolas”, destacou.

Indagada sobre Lula, pediu licença e recitou:

Lula foi preso não foi devido a corrupção
Foi preso por colocar pobre pra viajar de avião, negro em universidade, fugindo da tradição
Lula está na prisão por querer cidadania e ver na casa do pobre a sua mesa vazia e fazer essas famílias comer 3 vezes por dia.
Lula está na enxovia por ser humanitário e deu ao trabalhador o ganhar necessário, por respeito e por dever deu aumento para o salário
Ele é presidiário, dele mancharam seu nome não foi devido ao tríplex feito com renome, mas por tirar o Brasil do mapa triste da fome
De Lula sujaram o nome, mancharam sua honradez porque ele fez o que os outros políticos “não fez”
Foi pagar a dívida externa que o outro velhaco fez
Hoje ele está no xadrez por ser homem de valor de já fazer o bem para o povo trabalhador
Tirar o povo sofrido das garras do opressor
Dele negaram valor para dizer mais minha isco e as águas do são Francisco da sede acabando o risco
Por isso eu digo agora viva Deus e o São Francisco
A água do São Francisco rolando nas cachoeiras e os estudantes felizes nos estudos sem fronteiras
Se isso tudo foi roubo, foi a santa roubalheira
As pessoas traiçoeiras e essa mídia bandida, muitos políticos corruptos e a polícia vendida foram contra o projeto Minha Casa Minha Vida
Essa pessoa detida que nem um mal praticou, seu crime foi Luz para Todos que o Brasil ilumino
E com isso o bando perverso “inda” mais se indignou. Lula Livre!”

Assista à entrevista com a agricultora e repentista Maria Soledade

Leia também

Últimas notícias