Mandela Day

ONU: ‘Nelson Mandela foi um extraordinário defensor global da dignidade e igualdade’

Neste 18 de julho, o líder sul-africano Nelson Mandela completaria 101 anos. Hoje é celebrado o 'Dia Internacional de Nelson Mandela'

ONU South Africa
ONU South Africa
Comemoração do Dia Internacional de Nelson Mandela foi proclamada há uma década pela Assembleia Geral da ONU

ONU News – O secretário-geral da ONU publicou mensagem pela passagem do Dia Internacional de Nelson Mandela, celebrado nesta quinta-feira (18). António Guterres destaca na homenagem a quem chama de “extraordinário defensor global da dignidade e igualdade, e um dos líderes mais emblemáticos e inspiradores do nosso tempo”. Se estivesse vivo, o ex-presidente da África do Sul e ícone da luta contra o apartheid completaria 101 anos hoje.

Conflitos

A comemoração do Dia Internacional de Nelson Mandela foi proclamada há uma década pela Assembleia Geral da ONU. O objetivo é celebrar a proteção dos direitos humanos, a igualdade entre raças e etnias, a resolução dos conflitos entre povos e a integridade da humanidade.

Cidadãos e grupos são incentivados a realizar jornadas de trabalho voluntário  “fazendo a diferença em suas comunidades para mudar o mundo para melhor”.

A mensagem chefe da ONU sublinha que Nelson Mandela “exemplificou coragem, compaixão e compromisso com a liberdade, paz e justiça social”. Guterres realça ainda que “ele viveu por esses princípios e estava preparado para sacrificar sua liberdade e até mesmo sua vida por eles.”

O secretário-geral afirmou que os apelos de Nelson Mandela pela coesão social e pelo fim do racismo são particularmente relevantes hoje, quando “o discurso do ódio lança uma sombra crescente em todo o mundo”.

Direitos Humanos

Para Guterres, enquanto de trabalha coletivamente pela paz, estabilidade, desenvolvimento sustentável e direitos humanos para todos, seria melhor recordar o exemplo dado por Nelson Mandela.

A mensagem sublinha que o melhor tributo ao ex-líder é demonstrado por ações. O chefe da ONU destaca ainda que a mensagem de Nelson Mandela para o mundo é clara que “cada um de nós pode se impor e agir por mudanças duradouras. Todos nós temos o dever de fazê-lo”, sublinha.

No dia de reflexão sobre a vida e obra de Nelson Mandela, o apelo do chefe da ONU é que o mundo abrace o legado do ex-presidente sul-africano bem como a aspiração de seguir o exemplo dado por ele.

Primeiro presidente da África do Sul livre e democrática, Nelson Rolihlahla Mandela morreu em 2013 com 95 anos, 20 anos após receber o Prêmio Nobel da Paz.

Leia também

Últimas notícias