assassinato

Motorista avança sobre manifestação do MST, atropela e mata idoso

Outras cinco pessoas ficaram feridas, incluindo um jornalista, durante ato em Valinhos, no interior paulista. Condutor do veículo está foragido

Esquerda Online
Esquerda Online

São Paulo – Um motorista não identificado avançou com um veículo sobre manifestantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em Valinhos, no interior paulista, nesta quinta-feira (18). As famílias faziam parte do acampamento Marielle Vive. Um homem de 73 anos morreu e cinco pessoas ficaram feridas, entre elas o jornalista Filipe Tavares, de 59 anos, que sofreu escoriações e passou por exames na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade. O motorista fugiu.

Cerca de 500 integrantes do acampamento manifestavam na Estrada dos Jequitibás, distribuíam alimentos e faziam um ato público cobrando da prefeitura o fornecimento de água.  De acordo com o relato dos sem terra, o condutor da caminhonete deixou clara sua intenção de atingi-los e acelerou o carro sobre eles. Testemunhas também afirmam que o assassino estava armado e ameaçou os manifestantes quando eles tentaram perseguir o veículo.

Luiz Ferreira da Costa não resistiu aos ferimentos e morreu antes de chegar à UPA. Ele estava prestes a concluir sua formação em alfabetização para adultos.

Em nota, o MST exige punição ao assassino, “que age sob o clima de terror contra os movimentos populares, incentivado por autoridades irresponsáveis que estão no governo brasileiro”. “Nós já temos a descrição da caminhonete. Vai ser fácil a identificação da placa do carro e do assassino do Luiz. A estrada é toda cercada de câmeras de segurança”, disse Kelli Mafort, da coordenação local do movimento, ao Brasil de Fato.

O deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP) afirmou que o clima de ódio entre brasileiros ganhou ainda mais força neste ano. “Milicianos da cidade e do campo se acham livres para tirar vidas de trabalhadores e militantes políticos. Assassinos covardes!”, publicou, em sua conta no Twitter.

Já o deputado estadual Carlos Giannazi (Psol-SP) anunciou que acionará a Secretaria de Segurança Pública, o Ministério Público e a Defensoria Pública para que providências sejam tomadas “em caráter de extrema urgência”. “Um homem matou um manifestante idoso e feriu diversas pessoas em Valinhos. Não ficará impune!!”, disse.


 Com informações do Brasil de Fato

Leia também

Últimas notícias