Home Cidadania Com festa junina, Ocupação Nove de Julho, em São Paulo, celebra resistência cultural
Tradição

Com festa junina, Ocupação Nove de Julho, em São Paulo, celebra resistência cultural

Moradores realizam, neste sábado (29) e domingo (30), segunda edição de festa, que contará com nomes como Ana Cañas, Marcelo Jeneci e Chico César
Publicado por Clara Assunção
14:41
Compartilhar:   
Reprodução

Evento ocorre das 13h às 22h no prédio da ocupação. Além da programação musical, haverá também comidas típicas. A entrada é gratuita

São Paulo – Os moradores da Ocupação Nove de Julho abrem as portas do prédio, que abriga 120 famílias na região central de São Paulo, para realizar neste sábado (29) e domingo (30) a segunda edição de sua Festa Junina. Organizado pelo Movimento Sem Teto do Centro (MSTC), o evento, que ocorre das 13h às 22h e traz atrações musicais e comidas típicas, terá entrada gratuita e contribuição voluntária.

As artistas Maria Gadú e Preta Ferreira assinam a programação musical da festa e trazem nomes como Ava Rocha, que irá se apresentar neste sábado com diversos convidados, e os cantores Ana Cañas, Filipe Catto, Marcelo Jeneci, Mariana Aydar e Chico César, entre outros, que estarão no domingo. Segundo a organização, além dos pratos juninos que serão preparados pelos moradores, o chef Teijinho assinará o cardápio com comidas típicas.

A Festa Junina da Ocupação Nove de Julho, que encerrará também a programação oficial de festejos da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, iniciativa que ocorre em diversas localidades da cidade, vem para ressaltar o caráter cultural do espaço, considerado um importante polo inclusivo que já sediou a Virada Cultural, em 2018, além de ser cena de exposições da última Bienal de Arte de São Paulo, Bienal de Arquitetura e a Bienal de Chicago.

Mas o evento ocorre, no entanto, em uma semana difícil para o movimento de moradia.  Quatro lideranças foram presas na segunda-feira (24), entre elas Janice Ferreira Silva (a Preta Ferreira), acusadas de extorsão pelo inquérito que apura as causas do incêndio e desmoronamento do edifício Wilton Paes de Almeida, no Largo Paissandu. Desde a tragédia, em maio de 2018, os movimentos populares por moradia vêm sofrendo uma onda de criminalização. Apenas na quarta (26), os advogados conseguiram ter acesso aos autos do inquérito para solicitar a liberdade dos militantes.

Serviço

Festa Junina da Ocupação 9 de Julho
29 e 30 de junho – das 13h às 22h
Ocupação 9 de Julho – Rua Álvaro de Carvalho, 427 – Bela Vista, São Paulo
Próximo às estações Anhangabaú e República

Confira também as atrações 

Sábado (29)
14h30 – Rachada do Coco
16h – Os Capoeira
17h30 – Brisa Flow
18h30 – Bia Ferreira + Doralyce
20h às 22h – Ava Rocha & convidadxs

Domingo (30)
14h – Perfumaria
15h30 – Big Up
17h – Filipe Catto
18h30 às 21h30 – Mariana Aydar + Ana Cañas, Chico César e Marcelo Jeneci