Tradição

Com festa junina, Ocupação Nove de Julho, em São Paulo, celebra resistência cultural

Moradores realizam, neste sábado (29) e domingo (30), segunda edição de festa, que contará com nomes como Ana Cañas, Marcelo Jeneci e Chico César

Reprodução
Reprodução
Evento ocorre das 13h às 22h no prédio da ocupação. Além da programação musical, haverá também comidas típicas. A entrada é gratuita

São Paulo – Os moradores da Ocupação Nove de Julho abrem as portas do prédio, que abriga 120 famílias na região central de São Paulo, para realizar neste sábado (29) e domingo (30) a segunda edição de sua Festa Junina. Organizado pelo Movimento Sem Teto do Centro (MSTC), o evento, que ocorre das 13h às 22h e traz atrações musicais e comidas típicas, terá entrada gratuita e contribuição voluntária.

As artistas Maria Gadú e Preta Ferreira assinam a programação musical da festa e trazem nomes como Ava Rocha, que irá se apresentar neste sábado com diversos convidados, e os cantores Ana Cañas, Filipe Catto, Marcelo Jeneci, Mariana Aydar e Chico César, entre outros, que estarão no domingo. Segundo a organização, além dos pratos juninos que serão preparados pelos moradores, o chef Teijinho assinará o cardápio com comidas típicas.

A Festa Junina da Ocupação Nove de Julho, que encerrará também a programação oficial de festejos da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, iniciativa que ocorre em diversas localidades da cidade, vem para ressaltar o caráter cultural do espaço, considerado um importante polo inclusivo que já sediou a Virada Cultural, em 2018, além de ser cena de exposições da última Bienal de Arte de São Paulo, Bienal de Arquitetura e a Bienal de Chicago.

Mas o evento ocorre, no entanto, em uma semana difícil para o movimento de moradia.  Quatro lideranças foram presas na segunda-feira (24), entre elas Janice Ferreira Silva (a Preta Ferreira), acusadas de extorsão pelo inquérito que apura as causas do incêndio e desmoronamento do edifício Wilton Paes de Almeida, no Largo Paissandu. Desde a tragédia, em maio de 2018, os movimentos populares por moradia vêm sofrendo uma onda de criminalização. Apenas na quarta (26), os advogados conseguiram ter acesso aos autos do inquérito para solicitar a liberdade dos militantes.

Serviço

Festa Junina da Ocupação 9 de Julho
29 e 30 de junho – das 13h às 22h
Ocupação 9 de Julho – Rua Álvaro de Carvalho, 427 – Bela Vista, São Paulo
Próximo às estações Anhangabaú e República

Confira também as atrações 

Sábado (29)
14h30 – Rachada do Coco
16h – Os Capoeira
17h30 – Brisa Flow
18h30 – Bia Ferreira + Doralyce
20h às 22h – Ava Rocha & convidadxs

Domingo (30)
14h – Perfumaria
15h30 – Big Up
17h – Filipe Catto
18h30 às 21h30 – Mariana Aydar + Ana Cañas, Chico César e Marcelo Jeneci

Leia também

Últimas notícias