Preservação histórica

Oficina de dança e canto enaltece cultura afro-brasileira e dá destaque à ancestralidade negra

Vivência de dança com Ebomi Cici, a Vovó Cici, ocorre nesta terça-feira (21), às 19h30, no Espaço Cultural Leila Abramo. Inscrições estão abertas

Divulgação
Divulgação
Vovó Cici é considerada uma das grandes mestras griôs do país e tem papel de destaque na preservação da cultura afro-brasileira

São Paulo – O Espaço Cultural Lélia Abramo, na Bela Vista, região central de São Paulo, realiza nesta terça-feira (21), a partir das 19h30, a Vivência de dança com Ebomi Cici – a Nanci de Souza –, mais conhecida como Vovó Cici. A oficina irá abordar passos e cantos que enaltecem a cultura afro-brasileira e a ancestralidade negra.

Vovó Cici, que ministra a Vivência, é considerada uma das grandes mestras griôs do país, prática baseada na tradição oral para transmissão de saberes culturais. Além de ser responsável por um trabalho com crianças e pesquisadores sobre a relação entre a África e o Brasil na Fundação Pierre Verger, em Salvador, onde Vovó Cici mora.

Em entrevista à jornalista Marilu Cabañas, da Rádio Brasil Atual, a mestra griô ressalta a importância da oficina para a preservação da cultura negra, principalmente em um país que tem institucionalizado o racismo e cujo presidente da República, Jair Bolsonaro, é conhecido por episódios e declarações de discriminação racial. “Fica muito complicado porque nós ainda não estamos nem libertos. O 13 de Maio é só uma data, ainda lutamos pela nossa real liberdade. Eu digo às minhas crianças que a alforria está no diploma da escola e, se possível, no diploma da universidade”, afirma Vovó Cici.

Também reconhecida pelo trabalho ao lado do fotógrafo e antropólogo Pierre Verger, que conheceu quando morava no Ilê Axé Opô Aganjú, um terreiro de Candomblé na Bahia, Vovó Cici catalogou mais de 11 mil fotografias ligadas à cultura afro-brasileira e de países como Benin, Togo, Gana, Nigéria e África do Norte, uma experiência que só fortaleceu suas raízes históricas, como avalia na entrevista. “O que eu aprendi, talvez eu não ia aprender dentro de uma universidade”, destaca.

O Espaço Cultural Lélia Abramo fica na Rua Carlos Sampaio, 305, Bela Vista

As inscrições para a oficina pode ser feitas pelo e-mail: fundacaoiya@gmail.com ou pelo telefone: (81) 99600-4003

Para saber mais, clique aqui.

Confira também a entrevista da Rádio Brasil Atual na íntegra, a partir de 1:37:38. 

Leia também

Últimas notícias