no ar

‘Jornal Brasil Atual’ lembra dom Paulo e Pedro Casaldáliga, símbolos da resistência

Representante da Pastoral Operária fala de tributo ao cardeal que enfrentou a ditadura e ao bispo de São Félix do Araguaia. Edição traz cobertura de mobilização de estudantes

arquivo abr / articulação xingu araguaia

Dom Paulo e Dom Pedro Casaldáliga: luta pela democracia, direitos humanos e contra a violência

São Paulo – A edição da manhã do Jornal Brasil Atual nesta quinta-feira (9) traz ao estúdio representante da Pastoral Metropolitana Operária de São Paulo, o educador Paulo Pedrini, para falar sobre o tributo que será realizado no sábado (11) em homenagem a dom Paulo Evaristo Arns e dom Pedro Casaldáliga, ambos considerados gigantes na resistência contra a ditadura civil-militar no país e pela defesa dos direitos humanos.

O tributo é realizado por meio de parceria entre a pastoral e o projeto Autor na Praça – uma tenda na Praça Benedito Calixto, em Pinheiros, zona oeste de São Paulo, na qual o dramaturgo e escritor Plínio Marcos (1935-1999) autografou o livro Querô – Uma reportagem Maldita. Plínio é o padrinho do projeto e dá nome à tenda que completa 20 anos na Feira de Artes da praça, com o nome Espaço Plínio Marcos.

Ainda na noite desta quinta-feira, a trajetória de Pedro Casaldáliga será celebrada com o lançamento de Um Bispo Contra Todas as Cercas, biografia do religioso escrita por Ana Helena Tavares. O livro será apresentado ao público às 20h na sede da Apeoesp, o sindicato dos professores da rede estadual paulista, no centro de São Paulo. 

Um frente ambiental suprapartidária inédita se organiza – com a presença de ministros do Meio Ambiente dos governo Itamar Franco, FHC, Lula, Dilma e até Temer – para reagir à conduta destrutiva do governo de Jair Bolsonaro.

Reportagem da jornalista Ana Rosa Carrara descreve a mobilização de estudantes contra os cortes na educação, realizada na tarde desta quarta-feira (8), no vão do Masp, na Avenida Paulista.

Outro assunto que interessará aos ouvintes é a repercussão do decreto do governo de Jair Bolsonaro (PSL) que facilita o porte de armas para categorias como advogados, agentes da segurança pública, caminhoneiros, políticos e jornalistas que atuem na cobertura policial. Quem fala sobre o decreto é Bruno Langeani,advogado e especialista em segurança pública do Instituto Sou da Paz.

O diretor técnico do Dieese, Clemente Ganz Lúcio, comenta sobre cesta básica. A pesquisadora do Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho (Cesit), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Marilane Teixeira, avalia a participação do ministro da Economia, Paulo Guedes, em audiência na comissão especial da Câmara que discute a “reforma” da Previdência.

Ouça o Jornal Brasil Atual

Leia também

Últimas notícias