NO AR

‘Jornal Brasil Atual’ desmonta falácia de que existe déficit na Previdência Social no país

A coordenadora da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lucia Fattorelli, participa da edição desta segunda com críticas ao projeto de reforma do governo Bolsonaro

reprodução Y.Tube
reprodução Y.Tube
“Quem fala em déficit nunca leu o artigo 195 da Constituição”, afirma a coordenadora da Auditoria Cidadã da Dívida

São Paulo – O argumento de que existe déficit na Previdência Social no país e que, por isso, é necessário apoiar a reforma pretendida pelo governo Bolsonaro é como um castelo de cartas, ou de areia. “Quem fala em déficit nunca leu o artigo 195 da Constituição”, afirma a coordenadora da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lucia Fattorelli, que nesta segunda-feira (27) participa da edição matutina do Jornal Brasil Atual.

Segundo ela destacou em seminário na Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, na semana passada, a Constituição prevê um financiamento solidário que engloba diferentes fontes de receita, e não apenas as contribuições de empregados e de empresas, que são consideradas no cálculo de quem defende que existe um déficit.

“Lá (na Constituição) fala que a seguridade social, que engloba a Previdência, assistência e saúde, será financiada pelos orçamentos públicos dos governos federal, distrital, estaduais e municipais. Então, está prevista a participação dos governos. E também as contribuições sociais, pagas por empregados e empregadores, pagas pelas empresas sobre o lucro, pagas por toda a sociedade sobre o consumo, sobre os jogos de loteria, sobre a venda de produção rural, sobre as importações. São várias situações de arrecadação”, esclarece a especialista em contas públicas.

Maria Lúcia também destaca que a Desvinculação de Receitas da União, conhecida como DRU, tem sido um artifício para o governo sangrar os benefícios da seguridade social no país e aplicar esses recursos em outras áreas.

A edição desta segunda também traz informações sobre o Dia da Mata Atlântica, celebrado neste 27 de maio, e faz um balanço da situação atual dessa importante reserva para o meio ambiente da região Sudeste do país.

Reportagem do jornalista Cosmo Silva também discute a questão da saúde dos povos indígenas e verifica como está a Conferência Nacional de Saúde Indígena, que teve sua data alterada pelo Conselho Nacional de Saúde.

Confira a transmissão ao vivo:

Leia também

Últimas notícias