NO AR

‘Jornal Brasil Atual’ debate o desafio de combater a criminalidade e respeitar os direitos humanos

Reportagem de edição desta quinta-feira apresenta cobertura de debate em São Paulo que reúne sugestões para que as políticas públicas de segurança não percam os direitos de vista

Marcelo Camargo / arquivo ABR
Marcelo Camargo / arquivo ABR
Debate sobre criminalidade e direitos relaciona propostas para as políticas públicas

São Paulo – Combater a violência e a criminalidade e ao mesmo tempo respeitar os direitos humanos deveriam ser objetivos de qualquer política pública voltada para a segurança da população. Mas isso não é o que está acontecendo no país governado por Jair Bolsonaro (PSL), que nesses meses iniciais de sua gestão não tem olhado para os direitos, preferindo atacá-los por meio de seus projetos enviados ao Congresso.

Essa questão é destaque na edição matutina do Jornal Brasil Atual desta quinta-feira (23) que traz cobertura de um debate amplo sobre o tema, com o propósito de apresentar sugestões para que as políticas públicas possam contemplar esses dois desafios. O debate foi realizado nesta quarta-feira pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana do Estado de São Paulo (Condepe) e contou com cobertura da repórter da Rádio Brasil Atual Ana Rosa Carrara.

Outra reportagem da edição, assinada pelo repórter Cosmo Silva, mostra a abordagem equivocada de uma parceria entre Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara) e a Comissão de Infância e Juventude (CIJ) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT). As duas entidades realizaram na terça-feira (21) uma segunda edição de um evento chamado ‘Adoção na Passarela’, simulando um desfile de moda para expor ao público crianças e adolescentes de 4 a 17 anos aptos para adoção. Vários comentários críticos a esse evento nas redes sociais consideram que crianças não são mercadorias.

O Jornal Brasil Atual também destaca entrevista com a pesquisadora do Departamento de Geografia Agrária da USP Larissa Miers Bombardi, que esteve na Europa nos últimos dias para lançar uma nova versão do Atlas Geografia do Uso de Agrotóxicos no Brasil, de sua autoria. Larissa deve comentar também sobre mais medidas do governo Bolsonaro para ampliar a liberação de agrotóxicos no país.

Siga a edição, transmitida ao vivo dos estúdios da Rádio Brasil Atual