NO AR

Jornal Brasil Atual alerta sobre a dificuldade de acesso à água no país

Reportagem mostra mobilização da sociedade civil para garantir direito ao mais essencial recurso para a continuidade da vida. Domingo (26), ato fará abraço simbólico da represa de Guarapiranga, em São Paulo

www.abracoguarapiranga.org.br
www.abracoguarapiranga.org.br
Evento em 2018: Guarapiranga é escolhida porque é um dos principais mananciais da Região Metropolitana de São Paulo

São Paulo – A dificuldade no acesso à água e aos serviços de coleta e tratamento de esgoto no país estará em pauta na edição matutina desta sexta-feira (24) no Jornal Brasil Atual. O jornalista Cosmo Silva vai falar da mobilização para evento no domingo (26) que alertará sobre o problema. Instituições ambientalistas, universidades, escolas, clubes náuticos e outras organizações da sociedade civil vão promover o 14º Abraço Guarapiranga para simbolizar a necessidade de o país atuar sobre o problema. A represa da zona sul da cidade de São Paulo é um importante reservatório do recurso hídrico.

O Abraço alertará a população, empresas privadas e todos os níveis de governo para a urgência na construção de uma nova cultura de cuidado com a água. A represa do Guarapiranga foi escolhida porque é um dos principais mananciais da Região Metropolitana de São Paulo, responsável pelo abastecimento de aproximadamente 5 milhões de pessoas – em média 15 mil litros de água por segundo são produzidos na estação de tratamento do Alto da Boa Vista.

Outro destaque do radiojornal da Rádio Brasil Atual será uma entrevista com o professor Paulo Silvino, da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FespSP), para analisar o panorama político da semana que se encerra, marcada pelo avanço do isolamento do governo Bolsonaro, sem articulação política para lidar com o Congresso.

O diretor técnico do Dieese, Clemente Ganz Lúcio, comenta sobre o ataque do governo Jair Bolsonaro às normas de Segurança do Trabalho com a ideia de “simplificar” as normas que preservam a saúde e a integridade física dos trabalhadores, quando na verdade o que se busca é reduzir custos para as empresas, ainda que isso possa aumentar o risco para os trabalhadores.

Ivana Jinkings, que dirige a editora Boitempo, fala ainda sobre o Salão do Livro Político, que será realizado de 27 a 30 de maio no Tucarena, em São Paulo. Com homenagem ao educador, pedagogo e filósofo Paulo Freire e debates que perpassam a cena política nacional e suas interseções globais, o Salão do Livro Político chega à quinta edição. O evento é promovido por um grupo de editoras independentes em parceria com a PUC-SP. O ex-ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, o governador do Maranhão, Flávio Dino, são duas das personalidades de destaque que participarão do evento.

Leia também

Últimas notícias