unidade

Greve na educação contra cortes de Bolsonaro é destaque do ‘Seu Jornal’

Cortes promovidos pelo presidente, Jair Bolsonaro (PSL), resultam em dia nacional de greves na Educação, além de amplas manifestações. Jornal da TVT apresenta este e outros destaques

Valter Campanato/Agência Brasil

Estudantes sairão às ruas contra cortes de mais de 30% em universidades públicas

São Paulo – O Seu Jornal, da TVT, vai ao ar hoje (14) com destaque para o desmonte das políticas públicas promovidas pelo presidente, Jair Bolsonaro (PSL). Cortes de 30% em universidades federais, redução no orçamento da Ciência e Tecnologia, além da “reforma” da Previdência levantam críticas e mobilizações.

Professores, estudantes, trabalhadores da educação e pais de alunos estarão nas ruas nesta quarta-feira (15). Estão programados atos em mais de 40 locais, além de greves que devem atingir diferentes instituições de ensino. “Estamos fazendo uma manifestação de todos os setores. Temos expectativa muito positiva porque a gente acha que Bolsonaro precisa entender que não é simples ignorar o clamor das ruas”, convoca a presidenta da UNE, Marianna Dias.

Outro destaque do Seu Jornal fica por conta de um despacho do Ministério da Saúde, que defende abolir o termo violência obstétrica de políticas públicas. A expressão serve para descrever casos de violência física e psicológica que as mulheres são expostas na hora do parto. Na reportagem os espectadores acompanham o que é essa violência e o que está por trás dos planos do governo de omitir o termo.

Em São Caetano, no ABC paulista, foi lançado novo modelo de ensino que integra aluno com tecnologia e vivências em grandes empresas. A repórter Martha Raquel conferiu esse lançamento e traz todos os detalhes.

Assista aqui ao Seu Jornal, da TVT