Na TVT

Batalha de trabalhador por emprego é um dos destaques do ‘Seu Jornal’

Entre os destaques, o desemprego, a luta de familiares de mortos pela ditadura para retificar atestados de óbito e a fala de Bolsonaro que incentiva o turismo sexual

arquivo/ebc

Alta do desemprego no Brasil é um dos destaques do Seu Jornal

São Paulo – O Seu Jornal, da TVT, apresenta na edição de hoje (2) os principais destaques do dia sob o ponto de vista dos trabalhadores, um dia após o 1º de maio. Entre os temas, o fantasma do desemprego, a luta de familiares de presos políticos da ditadura civil-militar (1964-1985) para retificar atestados de óbitos falsos e a repercussão da fala do presidente Jair Bolsonaro (PSL), que sugeriu o turismo sexual no país.

De acordo com pesquisa divulgada nesta semana pelo IBGE, o desemprego aumentou no primeiro trimestre e atinge mais de 13 milhões de pessoas no país, fora as que vivem de trabalhos informais, os chamados bicos, e os desalentados, que desistiram de procurar emprego. Um quarto da força de trabalho brasileira está fora do mercado ou subutilizada. O repórter Jô Miyagui conversou com desempregados e especialistas.

Já Bolsonaro apresentou nova dose de ignorância, em declaração que coloca as mulheres brasileiras “à disposição” de turistas. “Quem quiser vir aqui fazer sexo com uma mulher, fique à vontade”, disse o presidente. O repórter André Gianoccari conversou com a vice-presidenta da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo (OAB-SP), Ana Amélia Camargos, e com a ativista da Marcha das Mulheres Negras de São Paulo Maria José Menezes, a Zezé.

Mais de 125 entidades, entre movimentos sociais, coletivos de juristas e a defensoria pública, assinaram nota de repúdio à declaração de Bolsonaro. Além da fala sobre mulheres, o presidente não perdeu a oportunidade de destilar homofobia. “Brasil não pode ficar conhecido como paraíso do mundo gay”, disse. Bahia, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Espírito Santo iniciaram campanhas para refutar os comentários do presidente.

Outro assunto hoje do Seu Jornal, é o caso de familiares e ex-presos políticos na época da ditadura lutam na Justiça para conseguir retificar atestado de óbito falsos. Militares e médicos legistas que colaboravam com o regime ocultaram que as mortes foram causadas após sessões de tortura e por execuções.

Leia também

Últimas notícias