no ar

‘Jornal Brasil Atual’ destaca investigações criminais sobre Flávio Bolsonaro

Associação Juízes pela Democracia analisa os desdobramentos do que pode ser uma ameaça real à permanência do já desgastado governo do presidente Jair Bolsonaro

Tânia Rêgo/Agência Brasil

Flávio Bolsonaro é acusado de manter organização criminosa quando era deputado estadual no Rio de Janeiro

São Paulo – Novas informações das investigações do Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) revelam indícios de que o senador Flávio Bolsonaro mantinha uma organização criminosa dentro de seu gabinete, quando era deputado estadual pelo Rio de Janeiro, entre 2007 e 2018. O MP sustenta que o ex-deputado e filho do presidente Jair Bolsonaro (PSL) cometeu os crimes de de peculato (desvio de recursos públicos), lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Essa notícia será destaque da edição da manhã do Jornal Brasil Atual desta sexta-feira (17), com comentário de representante da Associação Juízes pela Democracia, para avaliar os danos políticos que as investigações podem causar ao governo. Como agravante, os promotores ainda dizem que o ex-assessor de Flávio Fabrício Queiroz teria tentado assumir sozinho as responsabilidades por essas ações, para “desviar o foco” do senador do PSL.

A edição desta sexta também traz comentário do jornalista Flávio Aguiar, de Berlim, que trata da repercussão na Europa das manifestações de 15 de maio, realizadas nas principais cidades brasileiras, contra os cortes do governo Bolsonaro na educação.

O professor e cientista político da Universidade Federal do ABC (UFABC) Vitor Marchetti também fala sobre as manifestações em defesa do ensino público, e ainda versa sobre outros temas do cenário político.

Já o diretor técnico do Dieese, Clemente Ganz Lúcio, analisa os dados mais recentes sobre o desemprego no país, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada pelo IBGE nesta quinta-feira. Em alta no primeiro trimestre, o desemprego sobe em todo o país, com predominância do desalento na região Nordeste e de trabalhadores informais no Norte. A taxa média de desemprego foi de 12,7% no primeiro trimestre.

No estúdio, o advogado do Instituto Pólis, Rodrigo Faria Gonçalves Iacovini, fala sobre o seminário Direito à Cidade: De Olho na LGBTFobia, que será realizado nesta quinta-feira, na sede do instituto, centro da capital, para marcar o Dia Internacional da Luta contra a Homofobia.

A jornalista Ana Rosa Carrara faz reportagem sobre a CPI das Universidades, na Assembleia Legislativa de São Paulo. Ela conversa com Wagner Romão, presidente da Associação dos Docentes da Unicamp e coordenador do Fórum das Seis, além de estudantes dos DCEs que acompanham as reuniões da comissão.

O jornalista Cosmo Silva traz reportagem sobre a Ocupação Nove de Julho, em São Paulo, que divulgou carta em protesto contra novas tentativas de reintegração de posse. A ocupação abriga atualmente 121 famílias desenvolver com elas e para a cidade atividades educacionais, culturais e de geração de renda.

Siga ao vivo

Leia também

Últimas notícias