informativo

Cartilha desmente fake news sobre empresas públicas

Objetivo do material, produzido pelo Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas, é explicar à sociedade a importância de se manter e valorizar as estatais

DIVULGAÇÃO

Cartilha também será destinada aos parlamentares, com distribuição no Congresso Nacional, a partir de 8 de maio

São Paulo – O Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas lançou nesta quarta-feira (17) a cartilha Empresas Públicas: Fakes & Fatoscom 10 itens que buscam desmistificar e informar questões relativas às estatais, como lucratividade, concorrência, corrupção e soberania. De acordo com a comissão, o objetivo do material é explicar à sociedade brasileira a importância de se manter e valorizar as empresas públicas, como instrumentos do desenvolvimento do país.

A cartilha também será destinada aos parlamentares, com distribuição no Congresso Nacional, durante lançamento da Frente em Defesa dos Bancos Públicos, em 8 de maio. A ideia é ampliar a resistência contra os projetos de privatizações do ministro da Economia, Paulo Guedes.

“A participação das entidades no comitê é expressiva e deve se ampliar ainda mais. É muito importante que todos se empenhem em divulgar informações que esclareçam sobre a importância das empresas públicas, pois temos enormes desafios pela frente”, afirma a coordenadora do comitê, Rita Serrano.

Entre as desmistificações estão frases como: “empresas públicas atrapalham as empresas privadas”, “não dão lucro” ou que “as vendas resolverão os problemas da dívida pública”. Os textos mostram o papel delas no desenvolvimento do Estado, na manutenção de empregos e de que em muitos setores há monopólio de grupos privados, que reduzem opções dos consumidores.

Confira a cartilha abaixo

Leia também

Últimas notícias