Escola da Cidade

Seminário em São Paulo debate direito da população à cidade

Especialistas discutem a proposição de projetos inclusivos e a participação em gestões democráticas

MÍDIA NINJA

Em São Paulo, a mais populosa cidade do país, quase 1,2 milhão de famílias vivem em situação precária

São Paulo – A Escola da Cidade, em parceria com o Sesc, iniciou, no sábado (16), em São Paulo, um seminário internacional com o tema Ainda o Direito à Cidade?, reunindo especialistas nacionais e internacionais da área de arquitetura e urbanismo. Bianca Tavolari, professora do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), conta que as reivindicações por esse direito começaram nas décadas de 1970 e 1980, com os movimentos de moradia. 

“A demanda desembocou na Assembleia Nacional Constituinte. Tem alguns eixos que são legais a gente poder retomar, como a função social da propriedade, ou seja, a propriedade privada não pode ser usada de qualquer maneira que o proprietário quiser, tem que cumprir uma função social porque faz parte de uma cidade que é um bem comum”, explica. 

Outro elemento de debate apresentado por Bianca é a gestão democrática da cidade. “Se ela é um bem comum de todo mundo, além de precisar ter acesso aos equipamentos públicos, também quero decidir.”

Em São Paulo, a mais populosa cidade do país, quase 1,2 milhão de famílias vivem em situação precária. Para a autônoma Cíntia Rodrigues de Sousa, que mora numa ocupação, o direito à moradia nunca foi respeitado. “A gente se acha excluído da sociedade porque eles não respeitam. Não veem como uma ocupação, nos enxergam como invasores. Quando vamos fazer uma manifestação na rua, ficam chamando de vagabundos e baderneiros”, lamenta.

O evento, que vai até sábado (23), também discute a proposição de projetos inclusivos. “Um seminário que inaugura temas que nós achamos candentes e necessários. Vamos fazer palestras, trouxemos especialistas de nove países. A nossa ideia é discutir o que nos aflige em vários lugares do mundo”, disse o arquiteto Ciro Pirondi.

Os encontros são realizados na sede da Escola da Cidade, nas unidades do Sesc Pompeia, Consolação e 24 de Maio. Confira a programação.

Assista à reportagem do Seu Jornal, da TVT