Lama imperdoável

‘Este sistema não Vale!’ será lema do Grito dos Excluídos 2019

'Em meio à conjuntura política e econômica do governo e da sociedade, o crime da Vale em Brumadinho teve um peso considerável nessa decisão', diz Pastoral Operária

Ricardo Stuckert

Brumadinho, vítima da busca por lucro acima da vida

São Paulo – “Este sistema não Vale!” é lema do Grito dos Excluídos deste ano, cuja coordenação reuniu-se ontem (18) em São Paulo. “Em meio à conjuntura política e econômica do governo e da sociedade, o crime da Vale em Brumadinho teve um peso considerável nessa decisão”, diz nota divulgada pela Pastoral Operária, umas das diversas organizações que coordenam o movimento.

“Frente a isso, as críticas do Papa Francisco ao Sistema econômico, que coloca o lucro acima de tudo que “exclui, degrada e mata” (tema já do Grito em 2016) também nos estimula a continuar apontando as mazelas do sistema”, afirmam as entidades. Será a 25ª edição do Grito dos Excluídos, que tem várias atividades, culminando no ato de 7 de setembro.

De 12 a 14 de abril, será realizado o chamado Encontro Nacional de Multiplicadores, com representantes de todas as regiões. A reunião também será em São Paulo. 

Os coordenadores do Grito lembram que a Campanha Fraternidade de 2019 tem como tema as políticas públicas, o que “nos faz reafirmar o caminho da luta por justiça, direitos e liberdade”. Organizada pela Igreja Católica, a campanha, que começa no dia 6 de março, “busca conhecer como são formuladas e aplicadas as políticas públicas estabelecidas pelo Estado brasileiro” e discute o papel dos atores sociais nesse processo.

 

 

 

 

Leia também

Últimas notícias