NA TVT

Defesa dos direitos humanos é tema do ‘Entre Vistas’ desta quinta

Advogado Oscar Vilhena Vieira fala sobre a importância da luta por igualdade e a fundação da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos Dom Paulo Evaristo Arns

FGV

Oscar é pós-Doutor pela Universidade de Oxford e mestre em Direito pela Universidade de Columbia, em Nova Iorque

São Paulo – O advogado e cientista social Oscar Vilhena Vieira é o entrevistado de desta quinta-feira (21) do programa Entre Vistas, da TVT. Professor de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV), ele lamenta que o Brasil nunca tenha defendido a igualdade jurídica da população e se diz preocupado com a deterioração no campo dos direitos humanos.

“Após o período eleitoral, vimos aumentar uma retórica hostil aos direitos humanos, contra os homossexuais, que dá de ombros para a questão racial e dá às policias uma licença para agir sem respeitar o Direito”, lamenta.

Vilhena é pós-Doutor pela Universidade de Oxford e mestre em Direito pela Universidade de Columbia, em Nova Iorque. Ele é coautor dos livros Direitos fundamentais: uma leitura da jurisprudência do STF e Direitos Humanos: Estado de Direito e a Construção da Paz.

Na entrevista, o advogado pontua que é necessário combater a retórica de que “direitos humanos são para humanos direitos”. Segundo ele, a frase é elitista e segregadora. “É uma contradição, pois se é direitos humanos, é direito de todos”, critica. Oscar Vilhena é um dos responsáveis pelo lançamento da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos Dom Paulo Evaristo Arns, ou Comissão Arns, nesta quarta-feira (20), em São Paulo, iniciativa inspirada na Comissão de Justiça e Paz, liderada pelo arcebispo na década de 1970.

De acordo com ele, desde o impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff até a última eleição houve uma fragmentação forte nos movimentos que se colocam no campo democrático. “Nesse momento, com os direitos humanos voltando a ser ameaçados, esse grupo se une para indicar à sociedade civil que as pessoas devem se juntar, independente das posições políticas”, explica.

Entre Vistas conta ainda com a participação da presidenta do Centro Acadêmico 11 de Agosto da Faculdade de Direito de São Paulo, Laura Arantes, e da jornalista e professora colaboradora da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) Rosane Borges.

Assista ao Entre Vistas a partir das 22h

Leia também

Últimas notícias