alimento de verdade

‘Banquetaço’ de comida saudável nesta quarta protesta contra o fim do Consea

Movimentos, produtores e chefes de cozinha realizam grande banquete em São Paulo e outras 40 cidades do país em defesa da alimentação saudável

Divulgação

Conselho responsável por políticas na área da segurança alimentar foi desmantelado por Bolsonaro

São Paulo – Entidades e movimentos de todo o país que atuam na defesa da alimentação de qualidade promovem um banquetaço nesta quarta-feira (27) em diversas cidades do país contra a extinção do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). O desmantelamento do órgão, que é responsável por elaborar políticas públicas visando a segurança alimentar da população, e que também servia como fórum de diálogo entre a sociedade civil e o Poder Público, foi uma das primeiras decisões do presidente Jair Bolsonaro (PSL). 

A chefe de cozinha Bel Coelho, que participa do banquete que vai servir ocorrerá na Praça da República, no centro da capital paulista, diz que o fechamento do Consea favorece o agronegócio e prejudica a população mais carente, que tem mais dificuldade em ter acesso a alimentos mais saudáveis e livres de agrotóxico, por exemplo. 

“O problema do agronegócio e do monocultivo é que a gente vai incentivando uma produção muito pobre em biodiversidade. Para um chefe de cozinha, é a morte, porque a gente gosta de criar e ter diversidade na mesa”, diz Bel, em entrevista aos jornalistas Marilu Cabañas e Glauco Faria na Rádio Brasil Atual nesta quinta-feira (27). 

Ela destaca que o Consea foi responsável por ações importantes no combate à desnutrição, como a estratégia Fome Zero, a Política e o Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, além do Guia Alimentar da População Brasileira. 

Bel, que comanda o restaurante Clandestino, em Pinheiros, vai servir aos participantes do banquete pães feitos com farinha de trigo orgânica. Ela diz que haverá muito comida, recebida de inúmeros doadores, e destaca saladas feitas com Plantas Alimentícias Não Convencionais, as chamadas “Pancs”. 

A programação das 41 cidades que realizam banquetaços pela volta Consea está disponível no Facebook e no Instagram. Os eventos são gratuitos. 

Ouça a íntegra da entrevista

 

Leia também

Últimas notícias