SEM NOÇÃO

Empresa desiste de game que disseminava intolerância e discriminação racial

Em resposta a ação civil pública, norte-americana comunicou autoridades brasileiras que as vendas do game Bolsomito 2K18 estão suspensas desde o dia 8

reprodução

Bizarro: pontos ao espancar e matar mulheres, negros, parlamentares, movimentos e comunidade LGBT

São Paulo – A empresa norte-americana Valve Corporation (Valve L.L.C) comunicou as autoridades brasileiras nesta segunda-feira (28) que as vendas do game Bolsomito 2K18 estão suspensas desde o dia 8 em todo o mundo. A decisão foi a resposta a uma ação civil pública ajuizada em dezembro com pedido de tutela de urgência para suspender a comercialização do jogo.

A Unidade Especial de Proteção de Dados e Inteligência Artificial (Espec) obteve, em 19 de dezembro, decisão que obrigava a Valve Corporation a suspender a disponibilização e venda do jogo, distribuído por meio da plataforma de jogos online Steam. A decisão foi do desembargador Álvaro Ciarlini, da 3ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT).

O protagonista do jogo era o então candidato à presidência Jair Bolsonaro. O personagem ganhava pontos ao espancar e matar mulheres, negros, parlamentares e integrantes de movimentos sociais e da comunidade LGBT.

Para o coordenador da Unidade Especial de Proteção de Dados e Inteligência Artificial do Ministério Público, o promotor de Justiça Frederico Meinberg, o jogo fez o Brasil passar vergonha no mundo. Viola os direitos da personalidade do presidente da República, de mulheres, negros, LGBTs, integrantes de movimentos sociais e parlamentares e cria a existência de dano moral em relação a todos os brasileiros.

Na comunicação, a empresa também fornece à Espec os dados do responsável pela criação do game. A informação havia sido requisitada com base na decisão obtida em 19 de dezembro. A 3ª Turma Cível do TJDFT proibiu a disponibilização e a venda do jogo por promover “desvalores como a discriminação racial, bem como a opressão, o preconceito e a violência, inclusive a prática de homicídio e a intolerância”.

 

Leia também

Últimas notícias