Arno Schwarzenegger

Comparação de Onyx entre liquidificador e arma de fogo rende piadas na internet

Internautas 'exigem' que utensílio seja guardado em cofres ou armários com chaves, prometem sair 'armados' para garantir a própria segurança e ironizam o perigo de 'ataques domésticos'

naolugar.com.br/Twitter

Internautas relatam mais segurança. ‘Aviso senhores bandidos, temos em casa um liquidificador profissional e eu sei usa-lo’

São Paulo – Depois de o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmar que o risco de manter em casa um liquidificador e uma arma de fogo são os mesmos para uma criança, a comparação virou piada e ironias nas redes sociais em que o utensílio doméstico, que basicamente serve para triturar alimentos, é tratado como “arma perigosa”. A jornalista Milly Lacombe “conta” que já tomou providências para evitar qualquer ameaça em casa. “Indo dormir levando uma jarra d’água para evitar ter que ir à cozinha de madrugada e ser atacada pelo liquidificador”, publicou no Twitter

Outras internautas relatam que o utensílio doméstico trouxe mais segurança. “Resolvi sair com meu liquidificador na bolsa hoje. A cidade tá muito violenta”, ironiza uma. “Hoje eu quase fui assaltada, mas aí mostrei o liquidificador na cintura e o ladrão correu”, brinca outra.

“Quem nunca apertou um botão errado do liquidificador e simplesmente MORREU ou MATOU né gente” (sic), é um dos muitos exemplos das piadas que a comparação do ministro provocou.

Questionado ontem (15)  sobre a possibilidade de aumentar o número de acidentes domésticos envolvendo menores e armamentos, Lorenzoni afirmou que o risco de que uma criança possa “colocar a mão dentro do liquidificador e perder o dedo”. “Então nós vamos proibir os liquidificadores? Não. É uma questão de educação, é uma questão de orientação.” A declaração foi dada logo após o presidente Jair Bolsonaro assinar decreto liberando a comercialização e a posse de armas no país.

Leia também:Quem é Onyx Lorenzoni, braço direito de Bolsonaro

O contato dos jovens com o liquidificador também é comentado nas redes. Em uma publicação, um rapaz relata o perigo de levar o objeto às escolas. “Terrível quando a criança leva o liquidificador pra escola e faz um iogurte batido pra todos.”

A autorização de posse de arma de fogo, conforme o decreto de Bolsonaro, obriga a que, nas residências onde morem crianças, adolescentes ou pessoas com deficiência mental, se declare a existência de um local seguro para se guardar os revólveres ou pistolas – um armário com chave ou um cofre. 

A falta de informação sobre essa exigência em relação aos liquidificadores é questionada pelos internautas. “Sobre o decreto de posse de arma, a dúvida que ficou pra mim é: preciso ter cofre em casa pra guardar o liquidificador?”, pergunta Amanda Audi, jornalista do The Intercept.

Outros preferem “discordar” da liberação da posse de arma. “Para que isso? Se era só ir nas Casas Bahia e comprar um liquidificador”, afirma um, ao citar a loja de eletrodomésticos. “Onde eu compro munição pro meu liquidificador?”, pergunta outro.

 

Leia também

Últimas notícias