Selo FBSP 2018

GCM de Suzano recebe prêmio por enfrentamento à violência contra a mulher

Intitulada Patrulha Maria da Penha, iniciativa em cidade da região metropolitana de São Paulo foi reconhecida pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública

TVT/Reprodução

Coordenadora da guarda civil afirma que, atualmente, cerca de 1.650 mulheres são atendidas com a medida protetiva em Suzano

São Paulo – A “Patrulha Maria da Penha”, trabalho de combate à violência de gênero realizado há quatro anos pela Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano, município da região metropolitana de São Paulo, foi reconhecida e premiada com o selo de práticas inovadoras de enfrentamento à violência contra a mulher, uma iniciativa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) em parceira com o Instituto Avon, para disseminar práticas e o conhecimento dos profissionais para outros agentes da segurança pública. 

Criada para responder ao alto número de feminicídios naquela cidade e pela falta de cumprimento das medidas protetivas previstas às vítimas de violência, a Patrulha Maria da Penha vem se destacando por impedir que a reincidência do agressor e por garantir proteção às mulheres.

“Todo o efetivo, 130 guardas, estão capacitados para atendimento de emergência. Hoje, nós estamos atendendo como medida protetiva em torno de 1.650 mulheres, já fizemos mais de 35.500 rondas a residências e 31 prisões”, descreve a coordenadora da GCM, Rosemary Ferreira Calixto à repórter Michelle Gomes, do Seu Jornal, da TVT.

Nesta edição de 2018 do selo da FBSP também foram premiados projetos do Maranhão, Roraima, Acre, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Assista à reportagem do Seu Jornal:

Leia também

Últimas notícias