No Piauí

Fazenda de soja tinha 54 trabalhadores em situação de escravidão

Quatro adolescentes faziam parte do grupo, que tirava raízes da terra. Ninguém tinha registro e nem equipamento de proteção

Ministério do Trabalho/Divulgação

Trabalhadores ficavam alojados em barracas, usavam a mata como banheiro e comiam em local inadequado

São Paulo – Um grupo de 54 trabalhadores, sendo quatro adolescentes, foi resgatado na última sexta-feira (14) em situação análoga à escravidão em uma fazenda de cultivo de soja no interior do Piauí. Segundo o Ministério do Trabalho, eles faziam a limpeza da área, retirando raízes da terra. Não tinham registro e nem usavam equipamento de proteção individual.

“Eles faziam a limpeza manual da área agrícola, realizando a catação de raízes da terra sem nenhuma proteção ou suporte”, relatou o auditor fiscal do Trabalho Robson Waldeck, para quem a situação era “muito degradante”. A fazenda fica no município de Baixa Grande do Ribeiro, no sul do estado. 

Vindos de outras cidades do interior do Piauí e do Maranhão, os trabalhadores ficavam alojados em barracas de plástico, usando a mata como banheiro. De acordo com a fiscalização, as refeições eram feitas em local inadequado e sem  higiene. Nenhum deles passou por exame médico admissional, e todos eram submetidos a jornadas excessivas.

Os proprietários foram notificados para pagar todos os direitos trabalhistas. Parte dos trabalhadores terá direito a três parcelas de seguro-desemprego.

 

Leia também

Últimas notícias