memória

Coletivo reconta a história dos negros apagadas do centro de São Paulo

Resgate dos lugares históricos é feito em caminhada, conhecida como 'Volta Negra', por pontos centrais na capital paulista. Próximo passeio ocorre no dia 15 de dezembro

Coletivo Cartografia Negra

“Volta Negra” ocorrerá no dia 15 de dezembro, às 15h, em frente ao Obelisco do Piques, no Largo da Memória (foto)

São Paulo – Apesar de o centro de São Paulo ter sido palco de muitas histórias sobre os negros no início da formação da metrópole que se tornaria a capital paulista,  grande parte dessa memória foi apagada da cidade, como descrevem os pesquisadores do Coletivo Cartografia Negra, Carolina Piai Vieira, Pedro Vinícius Alves e Raíssa Albano de Oliveira, criadores da iniciativa “Volta Negra” que conta a narrativa oculta desses lugares históricos.

Há um ano, os três jovens se uniram para estudar e mapear esses locais, e promover uma caminhada, como um passeio turístico cultural, pelos lugares que foram relevantes para a vida da população negra na cidade, mas não são reconhecidos oficialmente pela história da de São Paulo

Entre eles, o atual Largo da Memória, localizado ao lado do Metrô Anhangabaú, ponto de partida do roteiro. À época da escravidão, além ser um ponto comercial, o largo também era conhecido como o local de leilão das pessoas escravizadas. Ao repórter Jô Miyagui, do Seu Jornal, da TVT, os pesquisadores destacaram ainda o Largo da Misericórdia, na Sé, e as atuais Praça João Mendes e Praça da Liberdade, reconhecidos como locais de tortura, assassinato e enterro de negros e pobres, mas assim como em outros pontos, com alguns marcos desse tempo destruídos.

“Teve um decreto no pós-abolição, assinado por Ruy Barbosa, ordenando apagar todos os documentos referentes à escravidão. Falava-se que era pra começar do zero, mas do zero pra quem?”, questiona Raíssa. “Hoje, a gente não consegue ter acesso de quais países da África nós viemos, de quais comunidades”, lamenta a antropóloga.

A próxima “Volta Negra” ocorrerá no dia 15 de dezembro, a partir das 15h, em frente ao Obelisco do Piques, no Largo da Memória. A contribuição é voluntária. 

Assista à reportagem do Seu Jornal