nas quebradas

Solidariedade na ‘Semana Nós Por Nós’ mobiliza jovens em 70 bairros do país

Levante Popular da Juventude (LPJ) realiza programação com ações para colocar em questão a ausência de políticas públicas voltadas às necessidades básicas das populações periféricas

Reprodução
Reprodução
Jovens divulgam a semana em vídeo no Facebook: mobilização para realizar ações de solidariedade

São Paulo – O Levante Popular da Juventude (LPJ) realiza de hoje (24) a domingo (2) a quarta edição da Semana Nós Por Nós, com ações de solidariedade em mais de 70 bairros periféricos no país. As ações são orientadas por três eixos – educação, cultura e trabalho – com inspiração no líder da Revolução de Cuba Che Guevara, que era movido pelos sentimentos de solidariedade. “Antigamente fazíamos as atividades na semana de morte dele, mas ao longo dos anos fomos trocando a data”, afirma Rafael Roxo Rodrigues, que atua no Levante.

As atividades de solidariedade incluem oficinas de teatro, batalhas de hip hop, slam, reforma de praças, entre outras, todas voltadas para que os jovens percebam as conquistas possíveis com a capacidade de organização entre eles.

A mensagem ‘Se eles não fazem nada, nós fazemos por aqui’ foi adotada em razão da ausência do políticas públicas que supram as necessidades básicas da população, em especial das periferias de todo o Brasil. A mobilização também busca denunciar o golpe e os retrocessos frente aos direitos humanos e trabalhistas no país, desde que a presidenta Dilma Rousseff foi destituída em 2016 por um impeachment ilegítimo frente à Constituição Federal.

“Vamos ocupar, deixar a cidade com a cara do povo, vamos organizar atividades com dança, pintura, teatro, batalha de mc’s, mutirões e o que a nossa juventude tem de mais lindo. Cada localidade realiza a sua programação própria ligada à cultura, educação, geração de renda”, afirma a página do Levante no Facebook, convocando os jovens à participação.

Em São Paulo, as ações da semana organizada pelo LPJ serão realizadas em Heliópolis, no domingo (2). “Vamos fazer uma virada cultural com atrações só do Heliópolis”, afirma Rafinha, destacando o horário das atividades, de 16h às 20h.

Nesta segunda (26) também haverá atividade da semana na rádio comunitária de Heliópolis, com um programa sobre a Semana. E no sábado (1º) serão levados ao bairro médicos populares para atender a população de graça.

Confira o vídeo de divulgação da Semana Nós Por Nós:

Leia também

Últimas notícias