Consciência Negra

Sindicato dos Metalúrgicos do ABC debate racismo e luta da população negra

Evento em homenagem ao Dia da Consciência Negra será realizado neste sábado (24), a partir das 9h, na sede da entidade em São Bernardo do Campo

Divulgação

Evento para formação de trabalhadores é realizado pela Comissão de Igualdade Racial e Combate ao Racismo do Sindicato

São Paulo – A Comissão de Igualdade Racial e Combate ao Racismo do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, realiza neste sábado (24), a partir das 9h, na sede da entidade, apresentações e debates abertos sobre a situação da população negra no Brasil e no mundo. O evento marca as homenagens do Sindicato ao Dia da Consciência Negra, celebrado nessa terça-feira, no dia 20 de novembro.

Entre os temas, o militante, membro e cofundador do Movimento Negro Unificado (MNU), Milton Barbosa, e a professora, ativista e pós-graduada em Educação para Relações Étnico Raciais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Marilandia Frazão de Espinosa, destacarão a histórica luta dos negros e as diversas formas de racismo enfrentadas por esta que, no Brasil, corresponde à maior parcela da população, 54% segundo o IBGE.

Criada em 1987, a Comissão busca com a ação refletir sobre a existência, ainda que velada em alguns casos, do racismo institucional e estrutural; uma forma, segundo a entidade, de levantar os fatores históricos que colocam a população negra na base da pirâmide social e do mercado de trabalho.

“Estamos tentando incentivar o processo de formação, fazendo o entendimento da história da África, das leis afirmativas e do genocídio da população negra para que o debate seja levado ao chão da fábrica”, explica a Comissão. Na ocasião, será realizada também uma reunião com a Diretoria Plena dos Metalúrgicos do ABC. 

O evento contará ainda com a apresentação musical do bloco paulistano Pilantragi, que abrirá a celebração da Consciência Negra ao som de afoxé e samba reggae, e com a exposição pela sede de painéis criados por diversos artistas plásticos.

Serviço:

Evento da Consciência Negra

24/11, a partir das 09h

Local: Sindicato dos Metalúrgicos do ABC

Rua João Basso, 231, Centro, São Bernardo do Campo

Evento aberto e gratuito