Home Cidadania Pesquisa identifica projetos de integração social nas periferias do Brasil
Alternativas

Pesquisa identifica projetos de integração social nas periferias do Brasil

Do total de 400 projetos, foram mapeadas 100 iniciativas voltadas à redução das desigualdades e desenvolvimento educacional e sustentável das áreas mais pobres em pesquisa intitulada 'Emergência Política Periferias'
Publicado por Redação RBA
11:40
Compartilhar:   
TVT/Reprodução
Projetos na periferia

Centro de Mídia do M’Boi Mirim que atende 260 pessoas, está entre as iniciativas listadas pelo estudos

São Paulo – Uma pesquisa do Instituto Update em parceria com as fundações Ford e Tide Setúbal, realizada entre fevereiro e agosto deste ano, identificou mais de 400 projetos de integração social produzidos nas periferias das cidades Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). O estudo abordou temas de políticas públicas para redução das desigualdades e desenvolvimento educacional e sustentável das áreas mais pobres.

Deste total de iniciativas apuradas pelo levantamento “Emergência Política Periferias”, foram mapeados 100 projetos de desenvolvimento. O município de São Paulo, por exemplo, corresponde à pesquisa com 18 ações sociais, entre elas, o Centro de Mídia M’boi Mirim, na zona sul da capital paulista, criado em 2017 pelo Coletivo Desenrola e não me Enrola.

O espaço atende 260 pessoas por mês e se tornou referência em ações afirmativas para estudantes de comunicação. “Fazer isso é muito importante porque também ajuda a desmitificar aquela coisa ‘movimentos populares não quer saber de trabalho, não quer saber disso e daquilo’, a questão não é essa. A questão é que a gente precisa democratizar o acesso à informação sobre os nossos direitos”, afirma o coordenador do espaço educativo Ronaldo Matos ao repórter André Gianocari, do Seu Jornal, da TVT.

Assista à reportagem completa: