Democratização

Filme denuncia oligopólio da imprensa brasileira

'O país dos 6 Berlusconis', dirigido e roteirizado por Pablo Guelli, expõe a estrutura de interesses privados dos veículos tradicionais pelo relato de jornalistas que atuaram na área

Divulgação/Reprodução

Manipulação é usada por interesses econômicos para que se mantenha o status quo, afirma Guelli

São Paulo – As táticas de manipulação midiáticas expostas há 25 anos no documentário britânico “Muito Além do cidadão Kane” são retomadas no novo filme O país dos 6 Berlusconis, que denuncia o oligopólio da informação na mídia brasileira. Em entrevista na Rádio Brasil Atual, o diretor e roteirista Pablo Guelli ressalta que o objetivo da obra é trazer ao público os bastidores dos maiores grupos de mídia do país movidos pela busca de lucro e poder. 

Para isso, o filme, que estreia no primeiro semestre do próximo ano, reúne depoimentos de diversos jornalistas com passagens pelas redações dos veículos da mídia tradicional, um modo, segundo Guelli de trazer em primeira pessoa o que está acontecendo e quem é a mídia brasileira.

“Muito do filme é focado no drama humano, nos jornalistas que estão no Brasil e não conseguem exercer a profissão porque as histórias são censuradas ou são olimpicamente ignoradas”, explica o diretor e roteirista aos jornalistas Glauco Faria e Marilu Cabañas. 

Segundo Guelli, o debate sobre regulação e democratização da mídia colocado pelos veículos sob a forma de “censura”, é um exemplo da distorção feita pelos interesses privados dos grandes grupos. “São interesses econômicos. Como eles lidam com palavras, acabam simplesmente manipulando e distorcendo a realidade e fazem isso que se mantenha o status quo“, afirma. “O nosso país é o país da Casa Grande e Senzala”, crítica o diretor. 

Confira a página do projeto e confira como contribuir.

Ouça a entrevista completa: 

Leia também

Últimas notícias