Eleições 2018

Sites ajudam eleitor a encontrar candidatos por afinidade política

Eleições 2018 Sistemas cruzam respostas de eleitor com aquelas cadastradas pelos postulantes aos cargos e apresenta uma lista de candidaturas mais alinhadas

Alícia Peres/Pacto pela Democracia

Questionários buscam simplificar busca do eleitor por candidatos alinhados com aquilo que ele acredita ser melhor para o país

São Paulo – Escolher um candidato nas eleições gerais deste ano, em um cenário de incertezas e descrença não é tarefa fácil. Escolher entre os 27.862 candidatos de 35 partidos é uma tarefa ainda mais complicada, já que no horário eleitoral, muitas falas acabam se reduzindo a nome e número, sem tempo para propostas. Para ajudar o eleitor a encontrar postulantes que se alinhem com suas ideias e interesses, organizações lançaram sites onde o eleitor responde sobre sua concordância em questões de vários temas e ao final recebe uma lista com os postulantes a mandatos que mais se alinham com suas ideias.

Cada página utiliza uma abordagem diferente. Alguns utilizam temas gerais que estão em discussão atualmente, como liberação do porte de armas e redução de direitos sociais. Há aquelas que se preocupam em revelar se o candidato responde a processos ou já foi condenado. Outros que alinham o eleitor aos partidos e não à pessoa de um candidato. Nem todos os candidatos estão nas listagens, já que para participar é preciso responder ao questionário da organização.

O site Vota SP, elaborado pela ONG Minha Campinas, que atua em projetos de ampliação da participação social nas decisões políticas, possibilita que os eleitores do estado de São Paulo encontrem candidatos a deputado federal e estadual por afinidade. Também apresenta a justificativa dos candidatos para as respostas.

Dentre as questões apresentadas estão a concordância com a liberação do porte de armas, a garantia de previdência social pública, a privatização do Sistema Único de Saúde, a adoção de crianças por casais homoafetivos e a taxação de fortunas. São Paulo tem 1.682 candidatos a deputado federal e 2.167 candidatos a deputado estadual.

A Calculadora de Afinidade Eleitoral, elaborada pelo site O Iceberg, alinha o eleitor com as candidaturas presidenciais. Dentre as questões estão a concordância com a reforma trabalhista, com o teto de gastos, com a política de preços variáveis dos combustíveis, a redução da maioridade penal e adoção do Programa Escola Sem Partido.

Do mesmo grupo, a Calculadora de Afinidade Partidária trás questões para ajudar o eleitor a escolher o partido em que deve votar nas eleições legislativas. Posicionamento sobre o impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff (PT), sobre o financiamento de campanhas eleitorais e a privatização da Petrobras estão entre os temas.

O #TemMeuVoto permite pesquisas de candidatos em todos os estados. Trás questões sobre candidatos que respondem a processos judiciais ou que já disputaram eleições, além de temas gerais como atuação do Estado na economia, liberdades individuais e quais as duas prioridades que o escolhido deve ter para os próximos anos. Dente as opções estão o combate ao desemprego, ações de desenvolvimento social, segurança pública e cidadania.

Focado em sustentabilidade, nova economia e direitos humanos, a página Voz Ativa também possibilita conhecer candidatos em todo o país. Dentre as questões propostas estão a garantia da manutenção, demarcação e homologação de terras indígenas e quilombolas, a flexibilização do registro e uso de agrotóxicos no Brasil e a tipificação dos crimes de caixa dois, enriquecimento ilícito e corrupção entre entes privado na legislação penal.

Leia também

Últimas notícias