Concessão pública

Sindicato dos Aeroviários denúncia violência de agentes no aeroporto de Guarulhos

Vídeos mostram abordagens violentas e hostis de seguranças da concessionária GRU Airport contra trabalhadores, passageiros e moradores do entorno do aeroporto

Divulgação/GRU Airport

Segundo o sindicato, a segurança privada do aeroporto de Guarulhos tem atuado com poder de polícia no local

São Paulo – Após receber diversas denúncias de violência e discriminação praticada por agentes de segurança do Aeroporto Internacional de São Paulo (GRU Airport), o Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos (Sindigru), na região metropolitana, protocolou nesta quarta-feira (26) ofício à concessionária do aeroporto para que se manifeste sobre a “conduta e abordagem da segurança privada”. A entidade também entregou ofício ao Batalhão da Polícia Militar da cidade.

“Vídeos gravados no saguão do Aeroporto mostram imagens covardes e de descaso de alguns seguranças impedindo, por exemplo, uma moradora idosa com deficiência de usar o banheiro do Aeroporto. Em outro caso, os agentes puxam de forma brusca um passageiro sentado no saguão de embarque e tentam expulsá-lo do Aeroporto”, afirma um trecho do ofício. A denúncia cita ainda violência contra trabalhadores e moradores do entorno.

“Em nenhuma das situações foi observada a presença da Polícia Militar, nem sequer seu acionamento, razão pela qual, forçoso não pensar que há um excesso na conduta da Segurança Particular, que tem agido com poder de Polícia em todo o sítio aeroportuário”, destaca o ofício assinado por Rodrigo Maciel, presidente do Sindigru.

No ofício, o sindicato pondera que o Aeroporto Internacional de Guarulhos é uma opera com gestão privada sob concessão pública e, portanto, as pessoas não podem ser tratadas “com desrespeito, violência, discriminação e descaso”.

Assista aos vídeos: