desagravo público

OAB promove ato em defesa de advogada algemada e presa no Rio

Manifestação foi realizada na porta do fórum em que o caso ocorreu, no último dia 10

TVT

Emocionada, Valéria agradeceu a acolhida e torce para que seu caso não se repita

São Paulo – Sob chuva, advogados promoveram um ato de desagravo público, na última segunda-feira (17), em relação ao caso da advogada Valéria dos Santos, algemada e presa durante uma audiência em Duque de Caxias, Baixada Fluminense, no último dia 10. A manifestação foi realizada na porta do fórum em que o caso ocorreu.

O ato mobilizou advogados de todo o estado e de diversas partes do país. “A profissão de advogado não é para covardes. Eu digo com toda voz que a advocacia é uma profissão para a mulher corajosa como você”, disse Eduarda Mourão, conselheira federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Piauí, à Valéria. 

Durante todo o ato, o fórum ficou fechado, o que foi entendido pelos advogados como mais um ato de desrespeito à categoria. “Quero dizer aos magistrados que estão lá dentro: este prédio não é dos senhores, é do povo”, criticou Felipe Santa Cruz, presidente da OAB-RJ.

Emocionada, Valéria agradeceu a acolhida e torce para que seu caso não se repita. “Muitas colegas, independentemente da cor, são violadas nas suas prerrogativas, isso que a gente tem que ver e espero que não aconteça mais”, disse à repórter Viviane Nascimento, da TVT.

Entre os presentes, relatos de que a prisão de Valéria não é um caso isolado. “Nós sabemos que é uma violência contra a advocacia, mas o algemado nesse país tem raça e tem cor. Isso não se daria desse modo com uma pessoa branca”, Marina Marçal do Grupo de Trabalho Mulheres Negras, da OAB.

Assista à reportagem do Seu Jornal, da TVT

Leia também

Últimas notícias