Provisória sem fim

No Brasil, 40% dos presos ainda esperam pelo primeiro julgamento

Segundo levantamento do Banco Nacional de Monitoramento de Presos, divulgado pelo CNJ, apenas um terço da população carcerária está condenada em execução definitiva

EBC

São Paulo segue como o estado com a maior população carcerária do país: são estimados 170 mil detidos

São Paulo – A população carcerária no Brasil chegou a 602 mil presos, com 40% ainda cumprindo prisão provisória – ao todo, 241 mil pessoas estão detidas, mas nem mesmo foram condenadas em primeira instância. Isso sem considerar a hipótese de muitas delas virem a ser inocentadas, quando o julgamento ocorrer. Os dados foram divulgados na última segunda-feira (6) pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com base no Banco Nacional de Monitoramento de Presos (BNMP 2.0). 

De acordo com as estatísticas do CNJ, apenas 35% dos presos do país estão condenados em execução definitiva. Portanto, cerca de 65% das pessoas privadas de sua liberdade ainda não foram completamente julgados. 

Segundo o levantamento, São Paulo, com estimados 170 mil detidos, segue como o estado com a maior população carcerária do país. O Rio de Janeiro vem em segundo, com cerca de 78 mil. Minas Gerais é o terceiro, cerca de 60 mil. O estudo aponta que o crime mais cometido é o roubo (27% dos presos), seguido do tráfico de drogas (24%).

Os dados também mostram que 95% da população carcerária é formada por homens. O total de mulheres presas é de 29 mil, sendo 10 mil em São Paulo. 

Leia também

Últimas notícias