Eleições 2018

Campanha quer comprometer candidatos com o desenvolvimento sustentável

Proposta do Programa Cidades Sustentáveis disponibiliza aos candidatos agenda completa de sustentabilidade urbana e um banco de práticas com referências para a construção do plano de metas

Fábio Rodrigues Pozzebom EBC/Reprodução

Sustentabilidade, desigualdades, transparência e participação popular são alguns dos eixos abordados

São Paulo – O Programa Cidades Sustentáveis, uma iniciativa da Rede Nossa São Paulo, lançou uma campanha para envolver todos os candidatos às eleições de 2018 em compromissos que promovam uma agenda voltada ao desenvolvimento sustentável em todo o país.

Em entrevista à repórter Nahama Nunes, da Rádio Brasil Atual, a coordenadora do programa, Zuleica Goulart, destacou que, a partir do compromisso firmado pelos candidatos, a proposta busca auxiliar os gestores eleitos na elaboração do plano de metas que conduzirá suas ações durante o mandato.

Disponibilizada no site da plataforma para a assinatura dos postulantes aos governos estaduais, casas legislativas e à Presidência, a iniciativa oferece uma agenda completa de sustentabilidade urbana e um banco de práticas com casos internacionais como referências a serem seguidas. “Há esse compromisso de que seja um processo participativo e que tenha uma maior transparência a partir do momento que você dá visibilidade para esse plano de metas”, afirma Zuleica.

Cerca de 70 entidades espalhadas por todo o país aderiram à campanha e, de acordo com organizações, um dos principais objetivos da união entre os grupos é pressionar os parlamentares a aprovarem a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 52/2011 – que obriga os governantes a cumprirem o Plano de Metas apresentado durante a campanha eleitoral.

Ouça a reportagem completa:

Leia também

Últimas notícias