MST

Encontro de sem-terrinhas mostrou que diversão também forma cidadãos

Evento em Brasília foi realizado pelo MST e coordenado pelas próprias crianças. Em quatro dias de atividades, cerca de 1.200 pequenos ativistas brincaram e aprenderam a lutar pelos seus direitos

Elitiel Guedes/MST

Depois de entregar manifesto ao MEC, crianças fazem ato na Praça dos Três Poderes

São Paulo – O Encontro Nacional das Crianças Sem Terrinha foi encerrado nesta quinta-feira (26), em Brasília. O evento realizado pelo MST reuniu 1.200 crianças de 24 estados com o lema “Sem Terrinha em Movimento: Brincar, Sorrir, Lutar por Reforma Agrária Popular!”. E trouxe como temas principais direitos da criança a educação e a uma alimentação saudável. O movimento é um dos maiores produtores orgânicos do Brasil. 

O ensino no campo foi o assunto da terça-feira (24). A plenária lançou o Manifesto das Crianças Sem Terrinha, elaborado durante dois anos de discussão e lido por diversas crianças. 

A sem-terrinha Kaylane Dourado, de Goiás, ressaltou a importância de o poder público garantir escolas em assentamentos e acampamentos. “Quando  a gente vai para a escola, passamos mais tempo dentro do ônibus do que na própria escola. Um dia eu estava indo para escola e a van quebrou. Eu estava de calça branca e lá estava cheio de lama. Minha calça ficou vermelha”, contou. “A gente sai da roça para estudar na cidade, sendo que a gente tem direito de ter escola na roça.” 

Brincadeiras e palavras de ordem

A quarta-feira (25) foi marcada pela diversão, e também por luta. As crianças fizeram uma visita cultural à Esplanada dos Ministérios. Depois entregaram ao Ministério da Educação o manifesto que denuncia o fechamento de escolas nas áreas de Reforma Agrária e em defesa da educação do campo.

As brincadeiras foram seguidas por palavras de ordem e as músicas das crianças tomaram conta da Esplanada. Do MEC, o cortejo seguiu para a Praça dos Três Poderes, onde realizaram intervenções culturais na defesa da educação.

Juliana Adriano/MSTencontro nacional de sem terrinha
Crianças fazem ato de encerramento do Encontro em Brasília, que começou no último dia 23

Aprendizado

O encontro também foi marcado por atividades educacionais. Durante as tardes, os sem terrinha se dividiam em oficinas culturais e lúdicas. Foram 35 durante o segundo e o terceiro dia. 

As crianças contavam suas próprias e, integradas à equipe de comunicação do Encontro, foram produzidos fotos, textos, vídeos, uma cobertura de rádio sobre o evento. Ao final do encontro, um Jornal Sem Terrinha foi impresso para que os presentes levassem para casa.

Josué Rodrigues Costa, de 11 anos, participou da oficina Construção de Histórias. Nela, o garoto, que deseja se tornar escritor, relatou sua vida no assentamento Dom Tomás Balduíno, na cidade de Formosa, em Goiás. Escreveu sobre plantação e colheita de alimentos saudáveis, e também o descontentamento quando o assunto são os agrotóxicos e a caça de animais.

“Eu gosto de plantar e colher alimentos orgânicos, sem agrotóxicos, sem qualquer adubo, porque além de prejudicar nossa vida, prejudica a vida dos animais silvestres, como, por exemplo, matam muitos peixes. A regra que tem que ser cumprida é que não poderia usar nenhum tipo de química nas plantas”, escreveu Josué. 

Jéssica Moreira/MSTjosué.jpg
Josué expressa seu gosto pela plantação e colheita de alimentos saudáveis

Alimentação saudável

No último dia do encontro as crianças também debateram como o modelo agrícola predominante no Brasil, que transforma alimentos em mercadoria, é responsável por danos à saúde humana e às culturas alimentares regionais.

Durante as falas das crianças, foi apontada a necessidade de preservação das sementes crioulas como contraponto ao modelo mercadológico. A sem terrinha vinda do Ceará Dandara dos Santos Feitosa, de 10 anos, destacou a importância de sua família para a compreensão de que um modelo agrícola alternativo é possível..

“Minha escola é dentro do assentamento. Lá, a merenda escolar é produzida por assentados e assentadas. Os sem terrinha se alimentam do fruto da reforma agrária. Com as pessoas e a natureza convivendo em harmonia, teremos comida saudável em nossa mesa todo dia”, disse.

O 1º Encontro Nacional das Crianças Sem Terrinha foi coordenado pelas próprias crianças durante os quatro dias de atividades, com ajudo de cerca de 400 educadores.

Com informações do MST

 

Leia também

Últimas notícias