Direitos Humanos

Em SP, refugiados africanos encontram em ocupação saída para falta de moradia

Forçados ao deslocamento, imigrantes africanos que escolheram o Brasil como destino encontram inúmeras dificuldades para recomeçar a vida no país

EBC/Reprodução

Edifício, na Rua Doutor Cesário Mota Júnior, conhecida como “ocupação dos africanos”, abriga 200 famílias da África e do Brasil

São Paulo – Segundo o relatório anual da Agência das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), divulgado esta semana, o mundo conta hoje com 68,5 milhões de pessoas deslocadas internamente ou refugiadas. No Brasil, que tem a cidade de São Paulo como principal destino para 52% dos refugiados, os fatores que os fizeram deixar suas terras somam-se à fragilidade das políticas públicas nacionais, principalmente no campo da habitação.

Essa realidade é confirmada por centenas de africanos que vivem em um prédio ocupado na região da Consolação, região central da capital paulista. No edifício de nove andares, são 200 famílias que se distribuem nas dependências do lugar, vindas de países como Congo, Angola, Guiné-Bissau e Moçambique. Todos encontraram na ocupação do Movimento Brasileiros e Refugiados Juntos por Moradia uma saída de baixo custo para permanecerem no país.

“Apesar da gente ter uma estrutura um pouco melhor na cidade de São Paulo, essa estrutura é insuficiente. Ela está muito longe do ideal e é muito pouco perto da demanda que a gente vem tendo na cidade, que é cada vez maior”, explica o diretor executivo do Instituto de Reintegração do Refugiado, Marcelo Haydu, à repórter Beatriz Drague Ramos, da Rádio Brasil Atual.

A reportagem também traz a história de alguns moradores da ocupação, como a da imigrante angolana Mirra Basissa, que sonha em trazer para o país as suas duas filhas, de quatro e oito anos, que ficaram no Congo com o pai. 

Ouça a matéria completa:

Leia também

Últimas notícias