Há 5 anos

Instituto Vladimir Herzog debate jornadas de Junho de 2013

Bruno Torturra, um dos participantes do evento, analisa os efeitos das manifestações que repercutem no país até hoje

Marcelo Camargo/ABr

Avenida Paulista, um dos palcos das manifestações de junho de 2013 que tomaram o país

São Paulo – Cinco anos após as manifestações que tomaram as ruas em junho de 2013, o Instituto Vladimir Herzog promove na tarde desta quarta-feira (13) o debate “Interesse Público: As vozes de 2013”, com o objetivo de refletir sobre o legado deixado pelas mobilizações da época no atual contexto político do Brasil. O ativista e jornalista Bruno Torturra, que participará do evento, concedeu uma entrevista a Marilu Cabañas e Glauco Faria na Rádio Brasil Atual e defendeu que as manifestações não são as únicas responsáveis pelo cenário político vivenciado hoje na sociedade brasileira.

Apesar das contradições e das inúmeras interpretações sobre o significado dos eventos de junho de 2013, a crise política, as manifestações de 2015 e o processo de impeachment são reconhecidos como parte de seus desdobramentos diretos. Mas, para além disso, o ativista também levanta outro aspecto, a crise da própria mídia tradicional, evidenciada pela sua falta de credibilidade perante a sociedade. Segundo ele, as mobilizações também contribuíram para o surgimento de novas mídias e identidades políticas, que podem ser decisivas para as eleições deste ano.

“Acho que a gente não pode subestimar o poder que a imprensa ainda tem, mas ela não controla mais a narrativa por conta própria”, pondera Torturra.

Ouça a entrevista completa: 

 

SERVIÇO 

Debate “Interesse público: As vozes de 2013”

Data: 13 de junho (quarta-feira), às 16h, no Salão Nobre do Centro Universitário Maria Antonia (USP)

Entrada aberta e gratuita

Leia também

Últimas notícias