#ChegaDeAgrotóxicos

Caetano Veloso se junta à luta contra o ‘Pacote do Veneno’

Em show na Virada Cultural de São Paulo, Caetano se junta a outros artistas e ao público e se manifesta contra o avanço do conjuntos de leis que pretende mudar, para pior, a atual Lei dos Agrotóxicos

Marina Lima/Ambiente do Meio

Manifestações contra os agrotóxicos marcaram a noite de sábado em São Paulo

São Paulo – A luta contra o avanço do Pacote do Veneno, que pretende modificar, para pior, a atual Lei dos Agrotóxicos ganhou mais um aliado: o cantor e compositor Caetano Veloso. Na noite deste sábado (19), durante show na Virada Cultural de São Paulo, Caetano vestiu camiseta da plataforma #ChegaDeAgrotóxicos e gritou palavras de ordem contra a proposta, que está para ser votada em uma comissão especial na Câmara.

Organizado pelo Greenpeace e movimento #342Amazônia, o protesto contou com participação da chef Bel Coelho e do ator, cantor e roteirista Johnny Hooker. Na plateia, muitas pessoas com cartazes contra o Pacote.

Nesta semana, a cozinheira e juíza do programa Master Chef, Paola Carosella marcou presença em Brasília e nas redes sociais contra a aprovação do substitutivo do deputado ruralista Luiz Nishimori (PR-PR), que compila 27 projetos de lei que pretendem afrouxar as regras para registro, fabricação, venda e utilização desses produtos.

A modelo Gisele Bündchen e os atores globais Paolla Oliveira e Marcos Palmeira, entre outros, também se manifestaram contra.

O conjunto de propostas que integra o pacote pretende facilitar o registro para aumentar as vendas de agrotóxicos no país que já é o maior consumidor mundial desses venenos aplicados aos alimentos. Entre outros prejuízos, retira a Anvisa e o Ibama do processo de registro, criando uma comissão formada apenas pelo Ministério da Agricultura, no qual os fabricantes de agroquímicos têm grande influência. E acaba com a proibição de agrotóxicos que contenham substâncias causadoras de câncer, malformações congênitas e outros problemas graves.