Cartas para Lula

Solidariedade a Lula inclui campanha pelo envio de cartas ao ex-presidente

Antes comum como meio de comunicação a aproximar pessoas, a carta vira peça de resistência dos apoiadores de Lula, considerado preso político

Reprodução

Escrevendo cartas em ‘Central do Brasil’, Dora conhece Josué, com quem passa a viver uma história emocionante

São Paulo – Grupos de apoiadores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva passaram a divulgar nas redes sociais uma campanha para que as pessoas escrevam cartas com mensagens de apoio. “Uma carta de amor pode mudar o dia de uma pessoa”, diz uma mensagem. “Houve um tempo em que a única maneira de dar notícias para alguém, ou receber dessa pessoa distante, era por meio das cartas escritas à mão e enviadas pelo Correio”, diz outra.

Essa cultura já foi “personagem” do longa metragem Central do Brasil (1998), de Walter Salles, que levou o Brasil a disputar Oscar de melhor filme estrangeiro. Nele, o personagem da atriz Fernanda Montenegro teve em seu ofício, o de escrever cartas a pedido de pessoas que frequentavam a estação Central do Brasil, no Rio de Janeiro, o gancho para o desenrolar de uma história emocionante.

O histórico do caráter afetuoso do hábito de adotar a carta como meio de comunicação e a personagem Dora, de Central do Brasil, chegou até a inspirar grupos culturais a criar serviço semelhante em estações de trem de São Paulo, em que voluntários davam plantão para estimular usuários não alfabetizados a se conectar com pessoas queridas por meio de um texto escrito.

Há cerca de dois anos, o grupo teatral Estopou Café chegou a montar uma peça com base em 300 cartas escritas por passageiros em diversas estações.

Com a campanha, a carta vira peça de resistência dos apoiadores de Lula, considerado preso político depois de ter sua detenção ordenada por um juiz de primeira instância com base num processo que não levantou nenhuma prova e que ouviu 77 testemunhas, nenhuma capaz de incriminar o ex-presidente.

Para escrever para Lula

Sede do PT em Curitiba

Para Luiz Inácio Lula da Silva

Alameda Princesa Izabel, 160, São Francisco, Curitiba (PR) – 80510-200

Vai escrever para Lula? Envie cópia para a RBA

A Rede Brasil Atual sugere aos que pretendem escrever para Lula que façam uma cópia da carta e enviem para a nossa redação. O objetivo é expor aos demais leitores o teor e o sentimento presentes nos escritos endereçados ao ex-presidente.

Poderão ser publicadas parcial ou integralmente no site, nas redes sociais ou até mesmo lidas na Rádio Brasil Atual. É uma forma, também, de assegurar que o conteúdo da carta não se perca pelo caminho.

Envie uma cópia de sua carta, que pode ser uma foto feita pelo celular, para [email protected] ou par o WhatsApp da rádio (11) 96893-7672. Informe seu nome e seu endereço, ou faça também uma cópia do envelope em que aparece o remetente.

 

 

Leia também

Últimas notícias