são paulo

Manifestação pede reabertura do Hospital Sorocabana

Prometida desde 2012, reabertura do hospital enfrenta burocracias e problemas judiciais. População da Lapa sofre com baixa oferta de atendimento

Rodrigo Capote/Folhapress

Sede do Hospital Sorocabana onde hoje funciona uma AMA e uma unidade da Rede Hora Certa

São Paulo – O Fórum Popular de Saúde de São Paulo realiza hoje (13), às 17h, uma manifestação pela reabertura do Hospital Sorocaba, na Lapa, zona oeste da capital paulista. Fechado desde 2010 e funcionando precariamente como unidade de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) desde 2012, a unidade tem cinco andares fechados e já teve 165 leitos hospitalares para atender o Sistema Único de Saúde (SUS), além do atendimento privado. A organização do protesto tem a parceria do coletivo Pompeia sem Medo

“Queremos denunciar o fechamento desse hospital. A região tem uma demanda imensa e nenhum hospital de grande porte. A AMA vive lotada, sem equipes ou estrutura suficiente”, afirmou Marcel Segalla, militante do Fórum. A proposta do ato é fazer uma marcha do Terminal Lapa até o hospital, chamando atenção da população e denunciando a continuidade do fechamento do espaço.

“O Samaritano tem uma estrutura imensa. O grande problema é quem vai assumi-lo. Ele foi criado pela companhia ferroviária Sorocabana, depois assumido pelo governo do estado e repassado à prefeitura. Todos os últimos prefeitos prometeram reabri-lo, mas até agora nada”, disse Segalla.

O Hospital Sorocabana foi fechado em 2010, devido a irregularidades e dívidas. Em 2012, o então prefeito Gilberto Kassab (PSD) prometeu reabri-lo, recebendo a administração de parte do prédio para criar ali uma AMA convencional e uma Especialidades. Em 2014, o ex-prefeito Fernando Haddad (PT) abriu uma unidade de exames da Rede Hora Certa e obteve permissão de uso do local por 20 anos em 2016.

Em janeiro do mesmo ano, Haddad abriu um Centro Especializado em Reabilitação (CER II Lapa), com capacidade para atender 490 pacientes por mês. O equipamento é referência no atendimento de reabilitação física e intelectual para pacientes atendidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e serviços especializados da região oeste, oferecendo avaliação multiprofissional, abordagens grupais, individuais, acompanhamento familiar e avaliações e prescrições de órteses.

Durante a campanha eleitoral, João Doria (PSDB) também prometeu reabrir o hospital. Já como prefeito, seu plano era extinguir todas as AMAs da cidade, inclusive a do Sorocabana. Doria deixou a prefeitura em 6 de abril sem avanços na reabertura da unidade.

Leia também

Últimas notícias