Cartas

De João Pessoa a Manchester: as cartas de apoio a Lula que chegam em Curitiba

São cartas de diversas cidades que chegam ao ex-presidente, com histórias de afeto e gratidão como as de Tia Zélia, a cozinheira que fazia marmitas de comida nordestina a ele

Pedro Ladeira/Folhapress e Sabrina Durigon Marques

A cozinheira Maria de Jesus, a Tia Zélia, escreve para Lula e quer levar a carta pessoalmente

São Paulo – Em matéria do jornal Folha de S. Paulo na semana passada, Maria de Jesus Oliveira da Costa, a tia Zélia, contava que ficou desnorteada quando soube que o juiz Sérgio Moro havia expedido um mandado de prisão contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Tia Zélia tem um restaurante na Vila Planalto, no Distrito Federal, e conheceu Lula em 2008, quando recomendaram a ele sua buchada de bode. A partir dali, atendeu pedidos de marmitas de comida nordestina no Palácio do Planalto.

Mas não é por isso que ela é grata ao ex-presidente. “E o que ele fez para a minha família, lá na Bahia, ele levou luz, levou água. Antes, eu levava cesta básica porque meu povo passava fome. Hoje em dia eu vou lá e eu que trago coisa, trago galinha caipira, ovo.”

Nem todos têm uma história como a de Tia Zélia, que envolve um contato pessoal direto com Lula. Mas as cartas que são enviadas a ele mostram como seus governos estabeleceram políticas públicas que influenciaram a vida das pessoas e como, na prática, elas estabeleceram relações inclusive afetivas com ele.

Confira abaixo algumas das mensagens que chegaram em cópia para a RBA. São cartas que vêm de diversos lugares: Curitiba, João Pessoa, Campo Grande e Manchester. Confira:

 

Miliandre Garcia, Curitiba

Álvaro Adolfo Antunes Fernades, Manchester (Inglaterra)

Professor de Ciência da Computação na Universidade de Manchester, Inglaterra


Cícero Lima, João Pessoa


Manuel Pedro de Campos, Campo Grande

57 anos, pós-graduado em Gestão Ambiental e servidor do Tribunal de Justiça MS

 

Para escrever para Lula

Sede do PT em Curitiba

Para Luiz Inácio Lula da Silva

Alameda Princesa Izabel, 160, São Francisco, Curitiba (PR) – 80510-200

Vai escrever para Lula? Envie cópia para a RBA

A Rede Brasil Atual sugere aos que pretendem escrever para Lula que façam uma cópia da carta e enviem para a nossa redação. O objetivo é expor aos demais leitores o teor e o sentimento presentes nos escritos endereçados ao ex-presidente.

Poderão ser publicadas parcial ou integralmente no site, nas redes sociais ou até mesmo lidas na Rádio Brasil Atual. É uma forma, também, de assegurar que o conteúdo da carta não se perca pelo caminho.

Envie uma cópia de sua carta, que pode ser uma foto feita pelo celular, para [email protected] ou par o WhatsApp da rádio (11) 96893-7672. Informe seu nome e seu endereço, ou faça também uma cópia do envelope em que aparece o remetente.

 

Leia também

Últimas notícias